Como as escolas podem auxiliar a despertar nos estudantes o espírito empreendedor? Essa foi a pergunta inicial do painel realizado na quinta-feira, 25, no estúdio do Grupo Sinos, em Novo Hamburgo, que contou com a presença de especialistas em educação. O encontro foi parte das ações do Ser Educação, projeto realizado pelo Grupo Sinos com diversos parceiros e que está em sua terceira edição em 2022. A relevância de abordar esse tema se dá pelas transformações nas carreiras profissionais e pela necessidade de preparar os jovens estudantes para as mudanças constantes no mundo do trabalho.
O empresário foi primeiro a falar e lembrou da época de estudante, quando participou com outros colegas – hoje seus sócios de empresa – da feira de ciências Mostratec, da Liberato, e a partir daí foi estimulado por professores a criar o seu próprio negócio. “Eu tive a grata possibilidade de ter contato com professores que me incentivaram a empreender”, contou Gustavo. Segundo ele, quanto mais aproximarmos os estudantes da realidade do mercado mais fácil será aos jovens se prepararem para o futuro. Uma alternativa, afirmaram os três painelistas, seria possibilitar a empresários contarem suas experências de vida aos estudantes como forma de inspirá-los.
Um ponto levantado pelos entrevistados foi a formação dos professores no que diz respeito ao empreendedorimo. “É importante ao educador participar de espaços aonde ele possa conhecer experiências empreendedoras. Deve vivenciar imersões que possam ser replicadas aos alunos”, sugeriu Carla Adam, ressaltando que, muitas vezes, os professores deixam de aprender mais sobre o assunto porque não relacionam a área de educação com os negócios. Já Fabiana reforçou que cabe aos educadores construir com os estudantes o potencial empreendedor que existe neles. “Podemos inspirar os alunos com nosso exemplo, com escuta empática, oferecer materiais sobre o assunto e mostrar iniciativas de pessoas que tenham esse espírito”, completou.
O painel também destacou a importância de iniciar esse processo de incentivo ao empreendedorismo desde a infância. Um exemplo citado pelos participantes são a promoção de atividades de educação financeira para as crianças do ensino fundamental.
O empreendedorimo é um dos três pilares do Ser Educação em 2022, juntamente com a formação de professores e melhorias no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Clique aqui para assistir ao vídeo.
O projeto Ser Educação é realizado pelo Grupo Sinos em conjunto com uma série de parceiros.
Realização
Grupo Sinos
Patrocínio master
Prefeitura de Nova Santa Rita
Prefeitura de Novo Hamburgo
Colégio Sinodal
Sesi
Senai
Fundação Liberato
Fundação Escola Superior do Ministério Público
Apoio
Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac
Colégio
Sinodal da Paz
Universidade Feevale
Apoio institucional
OAB São Leopoldo