Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Ser Educação Coluna especial - 6

Estudantes aprendem geometria criando peças com massinha e palitos

Leia as boas notícias da área de ensino na primeira coluna especial de maio!

Publicado em: 10.05.2022 às 08:29 Última atualização: 10.05.2022 às 08:29

Sinodal da Paz

No Colégio Sinodal da Paz, a professora Maraike Lampert transformou uma aula de matemática em uma divertida atividade envolvendo criatividade, descoberta e percepção de geometria. O trabalho especial foi desenvolvido com alunos do 4º ano A.

Para tornar tudo mais interessante, a professora decidiu utilizar palitos e massinha de modelar. ‘‘Iniciamos nossos estudos sobre a temática de geometria através de polígonos e figuras espaciais, percebendo-as em diversos objetos do nosso dia a dia’’, conta.

Maraike detalha que os alunos relembraram as formas planas que as compõem, assistiram a vídeos explicativos e desenvolveram atividades escritas e de montagem de uma pirâmide e de um prisma de papel, reconhecendo faces, arestas e vértices.

Para auxiliar os alunos no processo de percepção e compreensão do que são as arestas, os vértices e as faces, foi realizada uma atividade prática que a professora define como encantadora para os alunos e de muito significado para compreender o conteúdo. ‘‘Utilizando palitos e massinha de modelar, os estudantes foram desafiados a montar formas geométricas espaciais, nas quais as arestas (palitos) deveriam ser unidas por bolinhas de massinha, essas representando os vértices’’, explica.

Após concluída a forma espacial, complementa a professora, tornou-se muito mais lúdica a aprendizagem e foi fácil perceber o conteúdo trabalhado previamente. ‘‘Um momento tão especial, que a criatividade e vontade de se desafiar para construir novas formas foi constante entre os estudantes.’’

Parceria contribui com aprendizado na Liberato

Um termo de cooperação firmado entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul e a Fundação Liberato está possibilitando o aperfeiçoamento dos alunos do Curso Técnico em Manutenção Automotiva da escola. O objetivo da parceria é promover ações de manutenção preditiva, através do checklist veicular, dos veículos oficiais, a serem desenvolvidos pelo curso.

Fundação Liberato

Escola recebe contrapartida da Secretaria

Como contrapartida, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado irá transferir peças e veículos para o curso de Manutenção Automotiva da Fundação Liberato, de acordo com o Plano de Trabalho que é parte integrante do Termo de Cooperação. Até o momento, a escola recebeu um veículo Fiat Linea Essence Dualogic, ano/modelo 2011/2012.

Inscrições abertas para curso de Desenvolvedor Java

Em Campo Bom, estão abertas novas turmas do curso de Desenvolvedor Java para estudantes do 9º ano, da rede municipal, e de ensino médio, das escolas estaduais. São previstas quatro turmas de 20 alunos, sendo o curso oferecido de forma gratuita em uma parceria entre a prefeitura e a Universidade Feevale. Interessados devem procurar a direção das escolas.

Seleção para professor de Libras

A Prefeitura de Montenegro abriu processo seletivo para a contratação de professor de Libras. O profissional atenderá as escolas da rede pública até o dia 20 de dezembro, com carga de 22 horas semanais e salário mensal de R$ 2.620,82. Inscrições na Secretaria Municipal de Educação até 13 de maio.

Podcast debate sobre compartilhar conhecimentos

“Educação: O poder de compartilhar conhecimento” é o tema do bate-papo do podcast Mudando Vidas, disponível no Spotify. O episódio conta com a mediação de Ariel Berti, gerente de Educação Profissional do Senac-RS, e os convidados Ana Paula Viana, pedagoga na Escola de Educação à Distância do Senac-RS, e Guto Niche, doutor e mestre em Educação e líder de grupo de educadores Google. Para ouvir o bate-papo, basta acessar o perfil Mudando Vidas no Spotify.

Badesul abre crédito para mulheres empreendedoras

O Badesul passou a operar ontem uma nova linha de crédito criada a partir do projeto + Mulheres Empreendedoras. O financiamento é voltado ao público feminino que atua no empreendedorismo. A iniciativa se baseou no plano estratégico da agência de fomento, que engloba o objetivo de prestar soluções financeiras para o público feminino que se encaixa nas categorias de micro e pequenas empresas. Essa linha para as gurias empreendedoras foi impulsionada pelas práticas sustentáveis ASG (Ambiental, Social e Governança), alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU, em especial o ODS 5, que busca promover e implementar ações que visem à equidade entre os gêneros. O programa beneficiará empresas individuais de mulheres, pessoas jurídicas com mais de 50% do capital social feminino e empresas cuja administração seja efetivamente da mulher.

Saiba mais sobre o Ser Educação

Realização
Grupo Sinos
Patrocínio master
Prefeitura de Nova Santa Rita
Prefeitura de Novo Hamburgo
Colégio Sinodal
Sesi
Senai
Fundação Liberato
Fundação Escola Superior do Ministério Público
Apoio
Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac
Colégio
Sinodal da Paz
Universidade Feevale
Apoio institucional
OAB São Leopoldo

Quer que sua empresa ou instituição se junte à iniciativa? Entre em contato com o Grupo Sinos pelo telefone (51) 3553-2010.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.