O governo do Estado lançou, nesta terça-feira (26), o programa Todo Jovem na Escola, que deverá dar suporte a alunos do ensino público estadual gaúcho, distribuindo gratuitamente absorventes para jovens em situação de vulnerabilidade, celulares para acesso a atividades remotas e bolsas estudantis.
“Estamos trabalhando para fazer a recuperação rápida e urgente desse aprendizado que a pandemia limitou neste processo. Não podemos permitir o enfraquecimento do vínculo escolar e o aumento da vulnerabilidade social dos nossos jovens. Com dificuldades de renda familiar, muitos estudantes se lançam precocemente ao mercado de trabalho e abandonam a escola”, afirmou o governador Eduardo Leite.
Benefícios
Com pagamento mensal de R$ 150, a oferta de bolsas estudantis tem como objetivo prevenir o abandono escolar. No total, 79,7 mil estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, com idades entre 15 e 21 anos, poderão ser beneficiados com a bolsa. A primeira parcela será entregue aos estudantes ainda no mês de dezembro.
Em relação a distribuição de absorventes, 53 mil estudantes em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 12 e 20 anos, que estão matriculadas da rede estadual de educação e que possuem cadastro no Bolsa Família, poderão receber o item de higiene.
Quanto aos celulares, uma parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) e a Receita Federal resultará na entrega de 6.065 aparelhos para estudantes da rede estadual de educação para a realização de atividades educacionais remotas. Os beneficiados deverão ser registrados no CadÚnico e receberão aparelhos e carregadores.