Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Evoluindo

Obra de pavimentação da RS-373 está 10% executada

Trecho entre Herval e Gramado recebe serviços de terraplenagem e drenagem

Por Susi Mello
Publicado em: 21.06.2022 às 07:00

O andamento das obras do tão esperado asfalto na RS-373, que liga Santa Maria do Herval a Gramado, é comemorado por moradores que vivem no trecho de 10 quilômetros. "Nunca sonhava que ia sair do papel. Agora saiu", declara o agricultor Sérgio Spiering, 63 anos, sobre o morro de terra que se formou em frente de sua casa, onde máquinas passaram recentemente para instalar canos de esgoto e deixar a estrada de chão batido mais larga.

RS 373 Estrada Sta. Maria do Herval a Gramado
RS 373 Estrada Sta. Maria do Herval a Gramado Foto: Diego da Rosa/GES

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informou que até o momento foram executadas 10% das obras. Elas iniciaram em janeiro deste ano com a previsão de término para início de 2023. Após a conclusão, o pavimento em asfalto das duas pistas contará com sete metros de largura.

Ver para crer

Atualmente, ocorrem serviços de drenagem, terraplenagem e limpeza da faixa de domínio da rodovia.

"Acreditamos que agora saia, porque são anos que estão prometendo, e nada. Pelo menos, agora estão trabalhando e isso é um passo. Espero que consigam finalizar. É o que todos estão esperando", declara a industriária Ronete Morschel, 40 anos.

A casa de Ronete fica próxima da esquina da Rua 25 de Julho, com a RS-373, onde as obras ainda não chegaram. No entanto, ela sabe que em outros trechos da estrada há trabalho das equipes. "É uma luta de anos para conseguir o asfalto, pois é bem crítica a situação aqui. No verão tem a poeira e nos dias chuvosos de inverno é barro", acrescenta.

O agricultor Spiering reforça o cenário que vê a cada estação. Para ele, que vive ali há mais de seis décadas, a ideia é que a poeira, que se forma quando os veículos passam em frente de sua casa, não faça parte mais de sua rotina, quando o tão sonhado asfalto estiver no local.

Tempo

A prefeita de Santa Maria do Herval, Mara Stoffel, explica que a celeridade no andamento das obras depende das questões climáticas. "Claro que gostaríamos de mais agilidade, mas também entendemos que a questão climática influencia no ritmo das melhorias", salienta.

Estímulo ao turismo

A prefeita de Santa Maria do Herval, Mara Stoffel, destaca que a conclusão da obra será uma forma de estimular o turismo no município e todo o entorno.

"Para nós, hervalenses, é uma obra que aguardamos há vinte anos e de extrema importância para o desenvolvimento do município. Hoje já temos investidores direcionando para a área turística no trajeto, sem contar com a qualidade de vida para os moradores ao longo do trajeto e facilidade de escoar a nossa produção", pontua a gestora.

O prefeito Nestor Tissot, de Gramado, reforça a importância da obra, que parte do município até a localidade de Serra Grande. Para ele, a pavimentação de 10 quilômetros encurtará o trajeto entre Porto Alegre e a Região das Hortênsias, tornando-se mais um importante roteiro para alavancar ainda mais o turismo na região.

Fique atento ao desvio

Os motoristas que trafegam por esse trecho que está em obras desde janeiro devem ficar atentos a alterações de rota. Existem sinalizações de que a estrada está em obras desde o ponto inicial e também informando desvios necessários. Segundo a prefeita de Santa Maria do Herval, Mara Stoffel, o desvio passa pela localidade de Nova Renânia e permanece enquanto o asfaltamento não for concluído, já que em dias de chuva o trajeto em obras fica intransitável. Mesmo em dias de tempo bom é recomendado que motoristas evitem o trecho devido a presença de máquinas na pista.

Obra custará R$ 27 milhões

O investimento total na melhoria será de R$ 27.617.726 para os 10 quilômetros de extensão da obra de pavimentação. O trecho em obras reduz em 20 quilômetros a distância entre Porto Alegre e Gramado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.