Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região FESTA DA BATATA

Domingo é o último dia para aproveitar a Kartoffelfest em Santa Maria do Herval

Evento conta com ampla estrutura e diversidade de quitutes e produtos expostos, mas batata e chope são as principais atrações da festa

Por Carla Fogaça
Publicado em: 21.05.2022 às 20:38 Última atualização: 21.05.2022 às 20:45

A 23ª Kartoffelfest, a Festa da Batata, teve programações em dois finais de semana, onde cerca de 40 mil pessoas eram esperadas. Este domingo (22) é o último dia de evento, que conta com ampla estrutura e diversidade de quitutes e produtos expostos. Segundo a prefeita de Herval, Mara Stoffel, a batata e o chope são as estrelas do evento.

A festa que não acontecia há dois anos, devido à pandemia, está superando a expectativa da organização. “Todas as atrações são maravilhosas e os visitantes chegam querendo o chope e provar o famoso bolinho de batata. Além disso, o público comenta e elogia muito a programação musical, dizem que todas as bandas são ótimas”, destaca Mara.

Ainda segundo a prefeita, no primeiro fim de semana do evento, cerca de 15 mil pessoas estiveram na festa e no último se esperava ao menos 25 mil. “É comum que o último fim de semana da feira contabilize mais pessoas, ainda mais com o tempo bom que fez. Conseguimos garantir muita diversão e ótimos negócios aos expositores”, salienta.

Pela primeira vez

Além dos próprios moradores de todas as localidades de Santa Maria do Herval, que não perdem o evento, entre o público se encontrava muita gente que veio de cidades vizinhas e pela primeira vez na Kartoffelfest. Foi o caso do analista de créditos Gilberto André da Silva, 28 anos, que veio com a família conhecer a cidade e a festa. “Estamos adorando e vamos aproveitar para passear pelo município”, conta.

Um grupo da terceira idade, de Porto Alegre, encheu um ônibus e veio ao sábado conhecer o evento. “Estamos adorando isso aqui, e viemos pelo chope e pela batata. Inclusive a batata recheada é uma das melhores que já experimentei na vida”, declara Vera Lima, 72.

A pequena Isabelle Groth, 7, veio de Bom Princípio, também, pela primeira vez. Ela e os pais, Daniela e Marcelo, estão adorando a festa e encantados com toda a programação. “Ela veio para dançar aqui com um grupo folclórico alemão e adorou os brinquedos e a quantidade de batatas que tem aqui”, conta a mãe da Isabelle, enquanto a menina admirava as batatas expostas.

Batata em várias receitas

Se surpreendeu quem pensava que chegaria à festa e veria somente o bolinho de batata. O legume é utilizado em diversas receitas, como no cardápio do almoço, batata rústica, frita, chips, batata recheada e até mesmo in natura.

“Viemos para almoçar aqui e decidimos degustar a batata em várias receitas. O famoso bolinho de batata é muito bom e a batata recheada com calabresa é deliciosa também. Agora queremos aproveitar e curtir os shows”, conta Gilberto.

Próximos eventos

Segundo a prefeita, nos próximos meses Santa Maria do Herval terá os eventos que ocorrem nas comunidades, como bailes, kerbs e festas em geral, além de eventos fixos com programações especiais, como a Feira do Produtor. “Todo sábado temos a Feira do Produtor e recebemos pessoas de diversos locais. Estão todos convidados”, reforça.

Último dia de evento

Este domingo é o último dia da 23ª Kartoffelfest e a programação começa às 9h30 com a abertura do evento e a última apresentação sobe ao palco às 20h15 e levará animação até as 23 horas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.