Nesta sexta-feira (13), os alunos do terceiro e quarto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho, de Ivoti, receberam o projeto "Serpenteando por Ivoti". A iniciativa tem como objetivo mostrar aos estudantes a importância das serpentes para o meio ambiente e falar sobre as alternativas para evitar acidentes ofídicos.
Ainda conforme a educadora, quatro turmas foram contempladas com o Projeto, onde mais de 80 alunos participaram da conversa que durou cerca de 1h30. “Eu estou surpreendida com as informações que ouvi, e elas vão ajudar muito nas atividades em salas de aulas”, destaca.
Curiosidades
A professora de Ciências e Biologia e também ministrante do projeto, Janaine Melchiors, destaca diversas curiosidades e mitos sobre a cobra, incluindo que a diferença da cobra coral verdadeira para a falsa-coral é que a falsa possui a barriga e laterais brancas. “Só que isso só vale para o Rio Grande do Sul, nos demais estados as cobras corais são bem parecidas e muitas vezes só um especialista consegue diferenciar”, conta Janaine.
Outra curiosidade destacada por ela é que as serpentes não cuidam dos filhotes. “Diante disso, podemos dizer que quando dizem que se matamos uma cobra a mãe volta para procurar o filho é mito, pois os ofídios não têm um instinto maternal”, diz a professora.