Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Espaço para desenvolvimento

South Summit forma conexões e gera negócios

Um dos maiores eventos de inovação do mundo ocorre em Porto Alegre até esta sexta-feira

Por Juliana Nunes
Publicado em: 05.05.2022 às 06:00

Conexão. Esta é a palavra que melhor resume o South Summit, edição brasileira do evento que nasceu em Madri, na Espanha, há 10 anos. Até amanhã, os armazéns do Cais Mauá, em Porto Alegre, respiram inovação e tecnologia.

Palestras prezam pela interação, compartilhamento de insights e diálogos com o público
Palestras prezam pela interação, compartilhamento de insights e diálogos com o público Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

Essa conexão se baseia em trocas entre startups e empresas que desenvolveram soluções inteligentes e investidores, instituições de ensino, financeiras e cooperativas, que têm fundos de investimentos, iniciativas e know-how para expandir estas ideias.

E não é algo que, à primeira vista, encha os olhos. A inovação apresentada na capital dos gaúchos está, muitas vezes, na tela do computador ou do celular, e principalmente nas mentes pensantes que criam produtos que impactam a vida dos moradores.

É o caso da startup SGTech, de Canoas. Ao participar de um edital de inovação do programa do governo do Estado, o Techfuturo, a SGTech conseguiu investir em uma tecnologia capaz de reduzir a massa de resíduos orgânicos em 75%. A ideia, conforme o CEO, Saulo Chielle, é viabilizar uma solução logística. "Com o equipamento que criamos, o Compostex, conseguimos reduzir este resíduo orgânico sólido, o que iria em quatro caminhões passa a caber em um", explica Chielle, que já no primeiro dia de evento se inscreveu para o desafio de startups do Sicredi, o que pode render uma parceria em breve. "O South Summit é isso, unir todo o ecossistema de inovação e gerar esta conexão. Agora é nosso momento de sair da casca", ressalta o morador de Canoas.

O Sicredi, que está com estande próprio na feira de inovação e tecnologia, tem como foco a sustentabilidade e soluções que possam beneficiar os seus associados. Um dos caminhos é a parceria com o AgTech Garage, hub de inovação com sede em Piracicaba, São Paulo. "Startups participam de desafios ao oferecer soluções inovadoras que beneficiem as cooperativas e os cooperados", explica o coordenador de Operações de Crédito, Lucas Giongo. A cooperativa gaúcha tem outras ações como o programa Inovar Juntos e o Laboratório de Inovação.

Calçadista traz inovação sustentável

Sabrina explica sobre o reaproveitamento dos materiais
Sabrina explica sobre o reaproveitamento dos materiais Foto: Juliana Nunes/GES-Especial
A indústria calçadista também marca presença no South Summit Brasil. A Calçados Beira Rio, com sede em Novo Hamburgo, está no evento de inovação e apresenta um case de sucesso pautado na inovação e também na consciência ambiental. “Abordamos os materiais a partir da ressignificação de resíduos, as sobras de cabedais que viram Ambiplast, uma matéria-prima também usada na indústria do calçado. Nosso objetivo no South Summit é apresentar o case para que as pessoas conheçam a Beira Rio como uma empresa que investe constantemente em inovação. Além disso, sabemos dos resultados positivos que a feira proporciona para a região e para o Estado”, destaca a assessora comercial da empresa, Sabrina Orth Soares.

Também faz parte da apresentação da indústria calçadista o selo Diamante no programa Origem Sustentável, obtido no ano passado. O selo é a única certificação de sustentabilidade no mundo que compreende toda a cadeia produtiva do calçado. Com abrangência internacional, o programa foi idealizado pela Associação Brasileira de Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes de Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

Palestras e incentivo ao turismo na capital

O South South conta com diversos palcos. São arenas em que palestrantes renomados falam sobre a economia inovadora. No palco principal do evento, há a batalha de startups, que se encerra na sexta.

Além disso, o turismo tem sido incentivado durante o evento, já que ele ocorre às margens do Guaíba, um convite para muitas fotos e selfies. O espaço ao ar livre conta ainda com música ao vivo e gastronomia. Os turistas, vindos de várias parte do mundo, têm acesso à linhas de turismo e visitas guiadas ao Mercado Público.

Números

90 fundos de investimentos participam da edição brasileira do South Summit.

Em uma área de 12 mil metros quadrados, são mais de 400 speakers abordando sobre inovação e tecnologia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.