Não é novidade que o brasileiro é empreendedor, talento que é potencializado quando o poder público dá uma mãozinha. Na região, tem prefeituras se destacando por ajudar quem é dono do próprio negócio. Algumas destas ações vão ser reconhecidas nesta terça-feira (19) no 11º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Estavam na disputa 105 municípios gaúchos, e 43 foram escolhidos para seguir adiante. Destes, 11 são gestores municipais da região, dos quais 10 da área de cobertura do Jornal NH.
São finalistas os prefeitos de Campo Bom, Luciano Orsi; Dois Irmãos, Jerri Meneghetti; Estância Velha, Diego Francisco; Esteio, Leonardo Pascoal; Feliz, Junior Freiberger; Ernani José Forneck, Harmonia; Novo Hamburgo, Fatima Daudt; Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo; São Francisco de Paula, Marcos Aguzzolli; São Sebastião do Caí, Júlio Campani; e Sapiranga, Carina Nath.
Trabalho
Todos desenvolveram projetos que incentivam políticas de promoção do desenvolvimento econômico por meio do empreendedorismo. Alguns concorrem em mais que uma categoria. O prêmio possui oito categorias: Cidade Empreendedora, Compras Governamentais, Desburocratização, Empreendedorismo na Escola, Governança Regional e Cooperação Intermunicipal, Inovação e Sustentabilidade, Marketing Territorial e Setores Econômicos e Sala do Empreendedor.
Exemplos
"É hora de reconhecer boas práticas e divulgar ações que deram certo, para que possam ser implantadas em outros municípios", ressalta o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.
As propostas passaram por avaliações técnicas de comissões formadas por especialistas de entidades representativas, universidades e órgãos de controle.
Os vencedores, além de levar um troféu para a prefeitura, representarão o Rio Grande do Sul na etapa nacional do prêmio, que ocorrerá em maio, em Brasília.
A etapa estadual será realizada nesta terça, às 17 horas, no auditório central da Fecomércio, em Porto Alegre.