Com a participação de cerca de 20 empresários na sede do Sebrae Novo Hamburgo, o Rei da Tapioca, Olinto da Silva, compartilhou nesta terça-feira (12) sua experiência como empreendedor. Os empresários acompanharam a palestra O Cangaceiro da Tapioca: Desbravando e Conquistando em evento que aconteceu de forma híbrida, com público no local e inscritos que acompanharam on-line.
Logo após, Silva começou a palestra falando sobre sua experiência como vendedor. Nordestino, ele chegou a Novo Hamburgo há 40 anos e sua primeira tentativa como comerciante foi vender erva-mate. "Eu chegava com o chapéu de cangaceiro e falava com o cliente sem conhecer meu produto, ele me perguntava sobre a erva e eu não sabia responder, não era da minha cultura", relatou.
Foi justamente buscando vender um produto que conhecia bem que ele decidiu seguir como vendedor, mas com outra coisa: "Eu sei do plantio da mandioca até a extração da goma, ou fécula como chamam os gaúchos", relembrou.
"Comecei vendendo tapioca tendo dois filhos na faculdade e hoje não sou rico, mas tenho uma vida boa, confortável com a família."