Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região FOLIA NA REGIÃO

Carnaval de São Leopoldo será no dia 30 de abril

Evento fora de época, que contará com a apresentação de seis escolas, foi lançado na segunda-feira (11)

Por Da redação
Publicado em: 12.04.2022 às 03:00 Última atualização: 12.04.2022 às 11:08

Foi lançado nesta segunda-feira (11), no Centro Administrativo leopoldense, o Carnaval 2022 de São Leopoldo. O desfile das escolas de samba do município está marcado para o dia 30 de abril e, assim como no Rio de Janeiro e em outras cidades gaúchas, vai ocorrer fora de época ainda por conta da pandemia.

Carnaval 2022 de São Leopoldo foi lançado ontem
Carnaval 2022 de São Leopoldo foi lançado ontem Foto: Thales Renato Ferreira/PMSL
Isso porque, em janeiro, a cidade e muitas partes do País ainda sofriam com um surto de Covid-19 desencadeado após as festas de fim de ano.

Conforme o secretário municipal de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos, o uso de máscara será recomendado ao público e os participantes do desfile terão que apresentar a carteira de vacinação.

"Só adiamos o desfile por conta da pandemia, porque o carnaval é um dos principais eventos do calendário municipal, é o maior evento cultural que o Brasil realiza, e São Leopoldo é uma cidade diversa, tem uma população negra enorme e é brasileira. Então, nunca deixamos de fazer carnaval. Só não fizemos nos últimos anos de forma presencial, por conta da pandemia mesmo", ressaltou Vasconcellos.

Dez mil pessoas

O desfile será na pista Tom Astral, localizada na Avenida Dom João Becker. A abertura está marcada para as 21 horas do dia 30, e a primeira escola entra na avenida às 22 horas.

Ao todo, seis escolas de samba vão se apresentar neste ano: Império do Sol, Imperadores do Sul, Estação Primeira de São Léo, Acadêmicos Verde e Rosa, Leões da Feitoria e Alambique Leopoldense.

Conforme o titular da Cultura na cidade, 10 mil pessoas são esperadas para esta retomada. "Vamos abrir o carnaval gaúcho. Então, estamos imaginando que vai atrair muitos visitantes e, com certeza, terá uma repercussão estadual."

Pista Tom Astral

O tema do carnaval leopoldense deste ano será em homenagem ao sambista capilé Evertom Bittencourt, mais conhecido como Tom Astral. Ele morreu em novembro de 2021, aos 47 anos, em decorrência da Covid-19.

Tom Astral era músico, compositor e participava ativamente do carnaval de São Leopoldo, com a escola de samba Acadêmicos do Rio Branco, bairro onde nasceu. Já no carnaval da região, participou do samba-enredo da escola Protegidos da Princesa Isabel, de Novo Hamburgo, e Praiana, Vila do IAPI e Império da Zona Norte, de Porto Alegre.

Ele passou a ser reconhecido em todo o Estado por meio da banda Samba Astral, sucesso nos anos 1990 e 2000.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.