Publicidade
Notícias | Região Esteio

Samuvet completa um ano de cuidados com o bem-estar animal

Neste período, a equipe já realizou 863 atendimentos veterinários em toda a cidade de Esteio

Publicado em: 11.12.2020 às 15:27

O cansaço, a fraqueza e a dificuldade para respirar de Bobby, cãozinho tirado da rua pela família de Carmem Regina Campos há cerca de dois anos, levaram a moradora do Centro a entrar em contato com a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samuvet) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Esteio. Na última terça-feira (8), o médico veterinário da SMMA Carlos Spenst Penner foi até a residência e, após uma avaliação, identificou um problema no pulmão do bichinho, passou uma receita e deu orientações sobre os cuidados e como administrar os medicamentos.

Esse é só um exemplo do dia a dia do trabalho do Samuvet. O serviço, coordenado pelo Departamento de Bem-Estar Animal da SMMA, completou, nessa quarta-feira (9), um ano de atividade. Neste período, a equipe realizou 863 atendimentos veterinários em todo o Município. 

Além de Bobby, Carmem também solicitou assistência para Quica. Quando a cadela foi adotada, há cinco anos, foi identificado um tumor, que se transformou em um problema de pele. “Não é a primeira vez que chamo o Samuvet, já precisei em outras situações, como castração, por exemplo. O trabalho deles é muito bom e ajuda muito, pois não teríamos condições de ir atrás de um serviço pago”, comentou Carmem. 

O atendimento pode ser solicitado por famílias com registro no Cadastro Único dos programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) que sejam cuidadoras de bichinhos ou por responsáveis por cães e gatos comunitários (que vivem nas ruas). O atendimento é feito pelo setor de Bem-Estar Animal da SMMA a partir dos pedidos oriundos da Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 0800-541-0400, pessoalmente (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h), via WhatsApp, pelo número (51) 98600-7011 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h), ou, ainda, pelo aplicativo Fiscale.vc (disponível via computador ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store). 

Os agendamentos são feitos por ordem de urgência, ou seja, não se pode confundir, por exemplo, com a atuação prestada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), direcionado à população. Além disso, é necessário que alguém esteja junto ao animal, ao qual foi solicitado o cuidado, no momento da avaliação veterinária. 

Na maioria dos casos, o exame e o diagnóstico dos bichinhos é feito na própria residência de seus tutores, sem necessidade de deslocamento para o Bem-Estar Animal. Esse, no entanto, não foi o caso de uma cachorrinha cuidada por um morador de rua do Bairro Novo Esteio. Ele a encontrou dentro de uma sacola plástica fechada, às margens da BR-448, com sinais de espancamento. Como ela está com problemas de locomoção e para se alimentar, a equipe da SMMA levou o bichinho ao Canil Municipal para dar cuidados mais intensivos. 

O veículo do Samuvet é equipado com itens como maca, cilindro de oxigênio, balança, medidor de glicose e bomba de infusão, entre outros equipamentos. Ele foi doado a Esteio pelo Grupo InBetta como compensação ambiental e é usado nos deslocamentos da veterinária do Bem-Estar Animal para atendimentos, tanto os agendados previamente, quanto aqueles de emergência.

Sobre o Samuvet

Quem pode solicitar: responsáveis por cães e gatos comunitários (que vivem nas ruas) e famílias que tenha registro no Cadastro Único dos programas sociais do Governo Federal (CadÚnico)

Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Como solicitar: através da Ouvidoria da Prefeitura:

Telefone - 0800-541-0400

WhatsApp - (51) 98600-7011 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h)

Aplicativo Fiscale.vc (disponível via computador ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store)

Pessoalmente - Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.