Publicidade
Notícias | Região Distanciamento Controlado

Por que a Região de Novo Hamburgo não conquistou a bandeira laranja?

Dos 11 indicadores avaliados pelo Estado apenas dois não são vermelhos ou pretos

Última atualização: 10.07.2020 às 19:22

Desinfecção realizada em Dois Irmãos faz parte do enfrentamento ao avanço do novo coronavírus no município Foto: Tiago Rodrigues/Prefeitura de Dois Irmãos
A Região 7, onde estão Novo Hamburgo, São Leopoldo e outras 13 cidades, se mantém na bandeira vermelha na 10ª rodada do Distanciamento Controlado. Dos 11 indicadores avaliados pelo Estado apenas dois não são vermelhos ou pretos e ambos estão considerados dentro da macrorregião metropolitana. Quando feito o olhar nos indicadores locais, somente um regrediu de avaliação preta para vermelha. 

Leia todas as notícias sobre coronavírus e as EXCLUSIVA PARA ASSINANTES

Com a piora nos indicadores de Capacidade de Atendimento estadual e a manutenção da situação de risco na macrorregião, houve uma elevação da média ponderada final, que fez a Região 7 se manter na bandeira vermelha.

Segundo o governo do Estado, assim como nas outras semanas, houve aceleração nas hospitalizações confirmadas para Covid-19 nos últimos sete dias. Enquanto na semana anterior havia ocorrido 91 registros, nesta semana foram 112 (aumento de 23%).

Foto por: Governo do Estado
Descrição da foto: Mapa Distanciamento Controlado - 10ª rodada
A dimensão das hospitalizações quando comparada por 100 mil habitantes continua bastante elevada, sendo a de maior valor entre todas as regiões Covid-19, indicando uma alta prevalência na região.

A ocupação de leitos clínicos e de UTI para Síndrome Respiratória Aguda Grave mantiveram certa estabilidade entre as duas semanas. No caso de internados em UTI confirmados para Covid-19, o aumento foi de 36%, passando de 31 para 42, contribuindo com o agravamento dos indicadores da macrorregião.

Positivamente, a razão entre os casos ativos na semana e recuperados nos 50 dias anteriores ao início da semana melhorou, principalmente pela elevação do número de recuperados e razoável estabilidade em casos ativos. Com isso, os indicadores de Estágio da Evolução e de Incidência de Novos Casos sobre a População, que são mensurados com base na região, apresentaram bandeira vermelha, para o primeiro, e preta para os dois que compõem o segundo grupo.

Mortes por Covid

Dentro do sistema de bandeiras, o governo também faz uma projeção de mortes pela Covid para os próximos dias. O cálculo prevê 44,4 óbitos. Nesta semana que passou, foram registradas 29 mortes, conforme levantamento da SES.

A Região 7 tem uma população de 819.402 habitantes distribuídos nos municípios de Araricá; Campo Bom; Dois Irmãos; Estância Velha; Ivoti; Lindolfo Collor; Morro Reuter; Nova Hartz; Novo Hamburgo; Portão; Presidente Lucena; Santa Maria do Herval; São José do Hortêncio; São Leopoldo e Sapiranga.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.