Considerada uma das línguas oficiais do Mercosul e falado por cerca de 7 milhões de pessoas no mundo, especialmente no Brasil, Argentina, Chile e Paraguai, o guarani passa a ser contemplado pelo serviço Google Tradutor, disponível de graça na internet. Outros 23 idiomas também foram incluídos no sistema e podem ser pesquisados desde esta quarta-feira (11).
Segundo Isaac Caswell, engenheiro de software e pesquisador do Google, o diferencial na inclusão destas línguas foi o uso de um modelo neural de inteligência artificial que aprendeu os idiomas do zero. A empresa diz ter consultado representantes de diferentes comunidades antes de liberar o serviço para o público. "Imagine que você é poliglota e que, baseado no seu entendimento de como as línguas são, consegue interpretar algo. É mais ou menos assim que opera nossa rede neural", disse o pesquisador.
Inicialmente as 24 línguas estão disponíveis para consulta na forma de texto apenas. O serviço de voz deve ser adicionado em um segundo momento, de forma que seja feita inclusive tradução simultânea de diálogos ou então seja possível conferir a pronúncia das palavras. Veja a lista dos novos idiomas que fazem parte do Google Tradutor:
1. Aimará (Bolívia, Chile e Peru)
2. Assamês (nordeste da Índia)
3. Axante (Gana)
4. Bambara (Mali)
5. Boiapuri (Índia, Nepal e Fiji)
6. Diveí (Maldivas)
7. Dogri (Índia)
8. Jeje (Gana e Tongo)
9. Guarani (Paraguai, Bolívia, Argentina e Brasil)
10. Ilocano (Filipinas)
11. Concani (Índia)
12. Krio (Serra Leoa)
13. Curdo sorâni (Iraque)
14. Língala (República do Congo, Angola, Sudão do Sul e República Centro-Africana)
15. Luganda (Uganda e Ruanda)
16. Maitili (Índia)
17. Manipuri (Índia)
18. Mizo (Índia)
19. Oromo (Etiópia e Quênia)
20. Quechuá (Peru, Bolívia e Equador)
21. Sânscrito (Índia)
22. Sepedi (África do Sul)
23. Tigrínia (Etiópia)
24. Tsonga (Essuatíni, Moçambique, África do Sul e Zimbábue)