Domingo começa para valer a campanha eleitoral. Após a data das eleições municipais passar por adiamento, já que estava previamente marcada no dia 4 de outubro e ser remarcada para 15 de novembro, os candidatos estarão autorizados a ir à rua ou utilizar as plataformas digitais, a partir do dia 27 de setembro, com objetivo de pedir votos e conquistar a confiança dos eleitores. O período autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para realização dessas atividades se estende até a véspera do pleito, portanto, encerrará às 22 horas do dia 14 de novembro.
Em Novo Hamburgo, seis nomes disputarão a Prefeitura: Delegado Zucco (Republicanos), a prefeita Fatima Daudt (PSDB) - que disputará a reeleição -, Felipe Müller (PTC), a vereadora Patrícia Beck (PP), o ex-prefeito Paulo Ritzel (DEM) e o ex-prefeito Tarcísio Zimmermann (PT).
Os candidatos, de começo, reafirmam quase que de forma unânime a expectativa de um embate no campo das ideias e defendem que o pleito não seja pautado por ataques pessoais, nem mesmo por promessas vazias. A campanha começa diferente por conta da pandemia de coronavírus, que modificou não apenas o dia da eleição, e da previsão de chuva para o fim de semana, dois componentes que devem acarretar um início comedido no Município. Em função das medidas de distanciamento, o tradicional contato direto com a população - que é uma marca das eleições municipais - deve sofrer o maior impacto, sendo uma das mudanças mais visíveis a serem sentidas daqui para frente.
Delegado Zucco realizará adesivaço, às 8h30, na sede do Republicanos e do PRTB de Novo Hamburgo (Av. Frederico Linck, 579). Ao meio-dia organizará carreata e, por fim, fará visitas aos comitês dos candidatos a vereador aliados na parte da tarde. Fatima Daudt estará no Diretório do PSDB (Av. Frederico Linck, 720) junto ao candidato a vice, Márcio Lüders (MDB), participando da distribuição de material de campanha e adesivaço com os candidatos a vereador de sua coligação. Já Tarcísio Zimmermann fará o lançamento da candidatura pelas redes sociais. Patrícia Beck também apostará em atividades na Internet. Paulo Ritzel não terá agenda pública. Felipe Müller não informou seus compromissos.