Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Gravataí Exposição

Quiosque vai virar um imenso Fanzine

Abre nesta terça (14) exposição em homenagem aos 30 anos do Fanzine Tchê, o mais longevo do Brasil, no Quiosque da Cultura

Última atualização: 13.01.2020 às 10:36

Exposição vai até 14 de fevereiro Foto: Divulgação
A partir desta terça (14), o Quiosque da Cultura, na Praça Leonel Brizola, se transformará em um imenso Fanzine. Durante um mês, o espaço será dedicado à homenagem pelos 30 anos do Fanzine Tchê, o mais longevo do Brasil.

Criação de Denilson Reus, ícone na edição de publicações independentes, o Tchê ganhou em 2018 o Prêmio Ângelo Agostini, que é o Oscar dos quadrinhos brasileiros, na categoria Melhor Fanzine.

Nesta exposição, que tem a curadoria do ilustrador Jorginho, será possível conferir amostras de histórias em quadrinhos, textos, editoriais e ilustrações que marcam as três décadas da publicação. Passaram pelas páginas do Tchê grandes artistas dos quadrinhos brasileiros: Júlio Shimamoto, Mozart Couto, Laudo Ferreira Jr., Henry Jaepelt, Joacy Jamys, Edgar Franco, Gazy Andraus, Daniel HDR, Jorginho e Adão Júnior entre outros.

Mas o que é um fanzine? Segundo a Wikipédia:“um fanzine (aglutinação de fã e magazine ou zine) é uma publicação não profissional e não oficial, produzida por entusiastas de uma cultura particular fenômeno (como um gênero literário ou musical) para o prazer de outros que compartilham seu interesse”.

No dia 13 de fevereiro, penúltimo dia da exposição, estão programadas atividades abertas ao público e gratuitas, iniciando com uma oficina de Fanzines às 14h30min, ministrada por Jorginho e às 16h a projeção do documentário “Fanzine Tchê, 30 anos de resistência”. Para finalizar haverá um bate-papo com Denilson Reis, Paulo Kobielski e Alex Racor, produtores do documentário. Para estas atividades gratuitas, agende seu grupo pelo e-mail smcel.quiosque@gravatai.rs.gov.br ou pelo telefone 3600.7345.

Então se você gosta de quadrinhos, desenhos, poesias, rock e do underground visite a Exposição “Tchê, 30 anos”. A exposição terá duração de um mês, sempre abrindo às 9h até às 18h, no Quiosque da Cultura.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.