Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Especial Coronavírus campanha nacional

Com poucas doses de vacina, prefeitura muda forma de imunização de idosos contra a gripe

Novo lote de vacinas contra a gripe tem apenas 1,6 mil. Imunização nas residências está suspensa, e vacinação será nas unidades de saúde, com sistema de drive thru

Por Eduardo Torres
Última atualização: 02.04.2020 às 12:03

Os idosos que forem até as unidades de saúde poderão ser vacinados nos carros Foto: Divulgação/PMC
A falta de doses da vacina contra a gripe fez a prefeitura de Cachoeirinha mudar, pelo menos por enquanto, a estratégia para imunizar os idosos a partir dos 60 anos, que estão no grupo desta primeira etapa da campanha nacional. O município recebeu somente 1,6 mil novas doses na manhã desta quarta (1º), e suspendeu a vacinação nas residências, priorizando o sistema de drive thru nas unidades de saúde.

"Infelizmente, preparamos toda a logística e estrutura para que nenhum idoso precisasse sair de casa para a vacinação contra a gripe, mas o volume de doses que tem chegado é muito pequeno. Então, para vacinação em casa, estamos priorizando neste momento os acamados. As doses estão agora nas unidades de saúde, e em pequena quantidade", explica o secretário municipal da Saúde, Dyego Matielo.

A orientação é de que, aqueles que podem se deslocar de carro, o façam. A vacinação será no lado externo dos postos, sem que o idoso precise aglomerar nos pontos de vacinação, que estão distribuídos entre todas as unidades de saúde da família e em seis unidades básicas de saúde de Cachoeirinha.

Até o momento, 7,7 mil de pelo menos 13 mil idosos que precisam ser imunizados nesta campanha já foram vacinados. Com o novo lote, ainda faltará boa parcela do grupo prioritário ser vacinada. Ao todo, estima o prefeito Miki Breier (PSB), Cachoeirinha tem 18 mil idosos.

A vacina contra Influenza não imuniza contra o coronavírus, mas é importante aliada para conter sintomas gripais, que evitariam boa parte da procura ao atendimento médico, sobretudo no inverno, quando se agravam casos de gripe.

ONDE VACINAR:
Há doses da vacina em todas unidades de saúde da família e nas unidades básicas de saúde Caic da Granja, Cohab, Décio Martins, Jardim do Bosque, Osvaldo Cruz e Parque da Matriz
As unidades contam com o sistema drive thru para imunizar os idosos

QUEM DEVE VACINAR:
A partir de 23 de março: idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde.
A partir de 16 de abril: professores, profissionais da área de segurança e pacientes crônicos.
A partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e adultos de 55 anos até 60 anos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.