Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Especial Coronavírus pleno de guerra

Cachoeirinha terá contêineres para triagem em frente à UPA e ao posto Odil

Instalação começa nesta quinta (26). Objetivo é que pacientes com sintomas gripais ou de Covid-19 não precisem circular dentro das unidades de saúde

Por Eduardo Torres
Última atualização: 26.03.2020 às 17:56

Nesta quinta (26), a prefeitura de Cachoeirinha inicia a instalação de contêineres em frente à UPA 24 Horas e à unidade de saúde Odil, que tem atendimento até às 22h, na zona norte da cidade. As estruturas servirão para triagem de pacientes com sintomas gripais que procurem as unidades de saúde.

"A ideia é que pacientes sintomáticos não precisem acessar as unidades, diminuindo desta forma as possibilidades de contágio dentro daqueles ambientes", explicou, em transmissão ao vivo pelo facebook no final da manhã, o secretário municipal da Saúde, Dyego Matielo.

Medida semelhante já foi adotada por outros municípios da Região Metropolitana. A prefeitura ainda aguarda a oficialização pelo governo estadual de um valor a ser repassado para Cachoeirinha criar seus centros de triagem.

Até esta quinta, não há casos de Covid-19 confirmados em Cachoeirinha. Os postos de triagem, porém, fazem parte da verdadeira operação de guerra planejada pelo município para enfrentar o esperado avanço do coronavírus na região.

Serão a porta de entrada para pacientes com possíveis sintomas da nova doença e o Ginásio Municipal da Fátima será um local de isolamento. O processo de adaptação do hospital de campanha anunciado pela prefeitura na quarta (25) já iniciou. De acordo com o secretário, o primeiro passo é adaptar as redes hidráulica e elétrica das instalações e os banheiros. Em breve a empresa responsável pela criação do hospital de campanha de fato iniciará o trabalho, com a colocação dos biombos e leitos.

O governo projeta reservar 40 leitos neste espaço, seis deles equipados com respiradores, como UTIs. Outros dois leitos com respiradores estarão na UPA 24 Horas. Hoje, Cachoeirinha não conta com leitos de UTI adaptados ao tipo de necessidade exigido para infectados pela Covid-19.

TAGS: saúde
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.