Notícias | Eleições 2020 Cachoeirinha

Conheça as principais propostas dos candidatos à prefeitura

Cinco nomes disputam as eleições municipais 2020

Por Shállon Teobaldo
Publicado em: 23.09.2020 às 11:01 Última atualização: 09.10.2020 às 12:22

Finalizadas na última semana, as convenções partidárias definiram seis nomes para a disputa pela prefeitura de Cachoeirinha. Os candidatos aprovados para as eleições municipais 2020, que definirão prefeito e vice, além de vereadores, são: Antonio Teixeira (Rede Sustentabilidade), ao lado de Ester Ramos (Partido Socialismo e Liberdade - PSOL), Delegado João Paulo (Progressistas - PP), tendo como vice Adriano Edson Trevizan Delazeri (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro - PRTB), Dr. Rubinho (Partido Social Liberal - PSL), que disputa com Jack Ritter (Cidadania), Jeferson Lazzarotto (Partido dos Trabalhadores), concorrendo ao lado de Vera Sarmento (Partido Comunista do Brasil - PCdoB), Miki Breier (Partido Socialista Brasileiro - PSB), atual prefeito do município, tendo como vice Maurício Medeiros (Movimento Democrático Brasileiro - MDB) e Pablo Hernandez (Democracia Cristã - DC), ao lado de Rodrigo Calegari, do mesmo partido.

Até o dia 26 deste mês, as candidaturas devem ser registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A partir do dia 27, as campanhas estão liberadas para fazer propaganda política, inclusive na internet. As votações estão marcadas para o dia 15 de novembro. Cachoeirinha não tem segundo turno.

Conheça os candidatos e coligações

Antonio Teixeira, candidato pela Rede Sustentabilidade Foto: Divulgação
Prefeito: Antonio Teixeira (Rede Sustentabilidade)
Vice: Ester Ramos (Partido Socialismo e Liberdade)
Coligação: “Amar Cachoeirinha, Sim!”, que inclui Rede Sustentabilidade e PSOL

“Corrupção zero”

Bancário aposentado, Antonio foi vereador por quatro mandatos em Cachoeirinha. Além disso, foi presidente da Câmara Municipal de Vereadores das vezes, e secretário de Obras, Serviços Urbanos e de Indústria e Comércio na cidade. Também já foi candidato a prefeito, em 2016, e ficou em segundo lugar na disputa. Se vencer, pretende acabar com o monopólio do transporte público municipal, fomentar a indústria e o comércio para atrair novos investidores, cortar 50% dos cargos de confiança e priorizar saúde e educação. “Vamos trabalhar em cima do lema de corrupção zero em nosso governo”, comenta ele.

Delegado João Paulo, candidato pelo PP Foto: Divulgação
Prefeito: Delegado João Paulo (Progressistas - PP)
Vice: Adriano Edson Trevizan Delazeri (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro - PRTB)
Coligação: “Cachoeirinha no Rumo Certo”, que inclui além do PP e PRTB, a o Partido Liberal (PL)

“Desburocratização e total transparência”

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais, Direito e no curso superior de formação de Delegado de Polícia, João Paulo ingressou na polícia em 1977 e se tornou delegado em 1985, tendo atuado nas cidades de Cachoeirinha, Barros Cassal, Ijuí, Santo Augusto e Parobé. Foi secretário municipal de Segurança e diretor de diversas entidades policiais. Se vencer, pretende estimular o serviço e o comércio local, ampliar a acessibilidade, integrar as Guardas Municipal e de Trânsito, implementar o escola sem partido e reduzir impostos. “Gestão com ênfase na transversalidade, desburocratização e total transparência”, diz.

Foto por: Divulgação
Descrição da foto: Dr. Rubinho, candidato pelo PSL
Prefeito: Dr. Rubinho (Partido Social Liberal - PSL)
Vice: Jack Ritter (Cidadania)
Coligação: “Unidos por Cachoeirinha”, que inclui além de PSL e Cidadania, as siglas do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Democratas (DEM) e Republicanos

“Justiça social e política andam juntas”

Advogado, Dr. Rubinho foi o vereador mais votado em Cachoeirinha na eleição de 2016. Parlamentar por dois mandatos, também é graduando em Teologia. Reconhecido como vereador mais atuante pelo Instituto Tiradentes, também recebeu a Comenda de Honra da BM. Se vencer, o objetivo é o crescimento da cidade economicamente, socialmente e ambientalmente sustentável. Na saúde, quer reestruturar a farmácia itinerante, na educação criar uma EMEI 24h para mães que trabalham a noite e no transporte fazer uma nova licitação. “Quero contribuir com a população, acredito que justiça social e política andam juntas”, salienta.

Jeferson Lazzarotto, candidato pelo PT Foto: Divulgação
Prefeito: Jeferson Lazzarotto (Partido dos Trabalhadores - PT)
Vice: Vera Sarmento (Partido Comunista do Brasil - PCdoB)
Coligação: “Oposição de Verdade”, que inclui além de PT e PCdoB, o Partido Trabalhista Cristão (PTC)

“Compromisso da esquerda com a vida das pessoas”

Advogado, Jeferson também é técnico agropecuário. Foi presidente da seccional Cachoeirinha da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB) por seis anos. Além disso, o candidato participou de vários conselhos municipais, com destaque para a Cultura, Plano Diretor e Segurança. Se vencer, o candidato pretende focar na inclusão social, geração de trabalho e renda, superação das desigualdades, especialmente na saúde e radicalização da democracia, com a participação da sociedade nas lutas do município. “Nossa candidatura reafirma o compromisso da esquerda com a vida e o futuro das pessoas”, afirma.

Foto por: Divulgação
Descrição da foto: Miki Breier, candidato pelo PSB
Prefeito: Miki Breier (Partido Socialista Brasileiro - PSB)
Vice: Maurício Medeiros (Movimento Democrático Brasileiro - MDB)
Coligação: “Cachoeirinha do Futuro”, que inclui além do PSB e MDB outras cinco siglas: Partido Verde (PV), Solidariedade, Partido Social Democrático (PSD), Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Avante

“Buscar plenitude de eficiência na transparência”

Atual prefeito, Miki é formado em Filosofia e mestre. Foi deputado por três mandatos e autor de 21 projetos de lei. Implantou seis frentes parlamentares e foi secretário estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social. Se reeleito, o candidato pretende promover ações de retomada da economia e empregos pós- pandemia, ampliar a oferta dos serviços de saúde e as vagas na educação. Além disso, quer fomentar políticas de habitação na assistência social e avançar nos projetos viários na mobilidade. “Vou buscar a plenitude de eficiência na transparência e facilitar o acesso de todos a respeito da aplicação dos impostos”, ressalta.

Foto por: Divulgação
Descrição da foto: Pablo Hernandez concorre pelo Democracia Cristã
Prefeito: Pablo Hernandez (Democracia Cristã - DC)
Vice: Rodrigo Calegari (Democracia Cristã - DC)
Coligação: “Um novo tempo para Cachoeirinha”, sem coligados

“Um novo tempo”

Servidor da Polícia Federal, formado em Administração e Direito, Pablo também é pós graduado em Direito Civil e Segurança Pública. O candidato foi presidente Estadual do SINPECFC e presidente municipal do Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Atualmente, preside no RS o DC. Se vencer, pretende municipalizar a Corsan, rever o pacote de benefícios dos municipários e reduzir 70% dos cargos de confiança. Além disso, quer preservar o Mato do Júlio, criar a escola cívico-militar, um hospital municipal, retirar os pardais e criar a Diretoria de Assuntos Religiosos. “Vamos propor um novo tempo para a cidade”, afirma.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.