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Notícias | Cachoeirinha EDUCAÇÃO

Objetivos para o Desenvolvimento Sustável propostos pela ONU são tema de projeto em escola de Cachoeirinha

Alunos de 16 turmas de Ensino Médio da Escola Rodrigues Alves transformaram as salas de aula em estúdios para seus trabalhos

Por Juliano Piasentin
Publicado em: 15.04.2022 às 14:44 Última atualização: 15.04.2022 às 14:44

Os alunos das 16 turmas de Ensino Médio, divididos entre 2º e 3º ano, da Escola Estadual Rodrigues Alves, em Cachoeirinha, apresentaram nesta quinta-feira (14) projetos desenvolvidos sobre a temática do desenvolvimento sustentável. Eles visitaram no dia 31 de março, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, a exposição “17 ODS para um Mundo Melhor", que trata sobre os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Objetivos para o Desenvolvimento Sustável propostos pela ONU são discutidos em escola de Cachoeirinha
Objetivos para o Desenvolvimento Sustável propostos pela ONU são discutidos em escola de Cachoeirinha Foto: Juliano Piasentin/Especial

Cada turma ficou responsável por um objetivo e segundo a professora Muriel Alves, uma das coordenadoras do projeto na escola, dois foram deixados de lado para não sobrecarregar as turmas.

“Como são 16, optamos por retirar o objetivo mais ligado à indústria e focar nos que estão mais vinculados ao nosso dia a dia.” Os estudantes montaram salas temáticas conforme a sua ODS, utilizando sempre materiais recicláveis e reutilizáveis. “O objetivo foi fazer com que o aluno tenha conscientização da importância do plano de ação para diminuir a desigualdade social, proteger o planeta e garantir a paz e a prosperidade de todos”, reitera a professora Claudia Fontoura, que também coordena o projeto escolar.

Salas de aula foram transformadas em estúdios

Com as salas transformadas em verdadeiros estúdios, os alunos levaram toda sua criatividade e empenho às apresentações. Como por exemplo, o 3º objetivo da ODS: Saúde e Bem-Estar, responsabilidade da turma 203. Os estudantes levaram, inclusive, a figura do Zé Gotinha e a importância da vacinação e proteção contra a Covid-19.

Já o 4º objetivo Educação de Qualidade, fez com que a turma 204 trabalhasse as fases do Ensino, desde o Infantil até o Médio e depois o Ensino Superior. “Também tratamos sobre os desafios que a pandemia trouxe para os nossos estudos”, disse o aluno Lucas dos Santos, 16 anos.

Quando se trata de água, a turma 206 foi até a Corsan acompanhar como funciona o tratamento de água e o saneamento básico no município. “Tentamos trazer alguns exemplos de como não é ter o saneamento nas cidades”, diz Ryam Souza, 17 anos. Já a colega Maria Luiza Oliveira, 16 anos, afirmou que todo o material utilizado saiu da casa dos próprios colegas e familiares ou amigos. “Precisamos ter o acesso à água e ao saneamento básico para todos”, declara.

Sustentabilidade e poluição nas grandes cidades

O tema de Cidades e comunidades sustentáveis foi trabalhado pela turma 302, eles montaram uma linha do tempo de lixo, mostrando como será a redução gradativa da produção de lixo nas grandes metrópoles. “Usamos como parâmetro pesquisas de que de 2022 até 2030, podemos ter cidades mais limpas e sustentáveis”, confirmam Luana Bund, 16 anos, e Luan Machado, 17 anos.

A turma 303 foi a responsável por falar sobre consumo e produção responsáveis, plantando feijões. Além disso, foram produzidos materiais pedagógicos que serão doados, flores de papelão. “Usamos caixas de ovos, garrafas de leite, tampinhas, garrafas pet, palito de picolé e tudo que podíamos reutilizar e estivesse em casa”, reiterou a estudante Giovana Girardi, 16 anos.

Para finalizar a temática, a vida na água também foi discutida e um verdadeiro aquário foi montado na sala 25, da turma 305. “Tivemos três dias para montar e organizar a sala inteira”, declarou Igor Loebens, 17 anos. A colega Maria Eduarda Vargas, 17 anos, disse que o trabalho foi uma oportunidade de união dos colegas, já que todos participaram.

Temas sociais

Entre as 16 ODS escolhidas, questões sociais também foram discutidas pelos estudantes do Rodrigues Alves, com destaque para o 1º tema: Erradicação da Pobreza, onde os alunos da turma 201 realizaram pesquisas de campo e questionários na internet para entender melhor o assunto e a realidade de onde vivem. “Além dos problemas, tentamos mostrar como eles podem ser resolvidos, através da arte e educação por exemplo”, certifica Luiza Nunes, 16 anos. Eles também arrecadaram roupas para as pessoas atingidas por um incêndio na Vila Anair no fim do mês de março.

A terceira coordenadora do projeto na escola, Carla Dutra, comunicou que além da montagem nas salas de aula, todas as turmas produziram um mini-documentário sobre seus temas e conteúdos que serão avaliados pelos professores. A atividade ainda contou com as sete turmas de 1º ano do Ensino Médio, que assistiram aos trabalhos dos colegas. No recreio, os alunos levaram comes e bebes para compartilhar um lanche coletivo no ginásio do colégio.

Confira os 16 ODS trabalhados

Turma 201: ODS 1 - Erradicação da Pobreza

Turma 202: ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável

Turma 203: ODS 3 - Saúde e Bem-Estar

Turma 204: ODS 4 - Educação de Qualidade

Turma 205: ODS 5 - Igualdade de Gênero

Turma 206: ODS 6 - Água Potável e Saneamento

Turma 207: ODS 7 - Energia Limpa e Acessível

Turma 208: ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Turma 301: ODS 10 - Redução da Desigualdade

Turma 302: ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis

Turma 303: ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis

Turma 304: ODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima

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