Um dos projetos mais antigos do contraturno escolar de Cachoeirinha, o 'Canta e Encanta Minha Gente' completa 18 anos de atuação em 2022. Com a iniciativa, os estudantes das escolas municipais da cidade podem escolher participar das aulas de violão ou de violino.
Iniciado em 2004, primeiramente com o nome de 'Música, Ação e Inclusão', o projeto foi pensado a partir de um curso de regência de coros escolares oferecido aos professores.
Além da Vista Alegre, outras 12 escolas - das 20 presentes no município - também integram o 'Canta e Encanta Minha Gente'. São elas: Alzira Silveira Araújo, Assunção, Carlos Antônio Wilkens, Dagmar de Lima Mucillo, Deolinda Caetano Goulart, Getúlio Vargas, Jardim do Bosque, José Victor de Medeiros, Maria Fausta Teixeira, Papa João XXIII, Prof. Osmar Stuart e Portugal.
Projetos de Contraturno
Os cinco Projetos de Contraturno (banda escolar, xadrez, tiro com arco, práticas meditativas e canto, violão e violino) serão retomados no próximo ano letivo. Com a pandemia da Covid-19, as atividades foram suspensas e retomadas somente em outubro deste ano.
“A ideia é que ano que vem, com uma nova realidade, possamos ampliar a oferta de oficinas em mais escolas, oportunizando uma prática tão importante para muito mais estudantes”, avaliou o secretário de Educação, Cláudio Pinheiro.