Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Cachoeirinha RECONHECIMENTO

Cachoeirinha recebe o selo por ações desenvolvidas no acolhimento de imigrantes

Desde 2018 o município recebe imigrantes e refugiados de vários países e projeta a criação de um Centro de Referência do Imigrante

Publicado em: 18.09.2021 às 16:13 Última atualização: 18.09.2021 às 16:22

Cachoeirinha foi reconhecida com o Selo Migracidades, em razão das ações desenvolvidas no acolhimento de imigrantes. A cidade apresentou nacionalmente um guia desenvolvido para levar informações às pessoas que escolheram se estabelecer no município.

Cachoeirinha recebe o Selo Migracidades
Cachoeirinha recebe o Selo Migracidades Foto: Fernando Planella/PMC
A apresentação aconteceu no evento de Compartilhamento de Boas Práticas dos Governos Certificados pela Plataforma MigraCidades. O município é uma das 22 cidades a receber o Selo, a certificação é reconhecida pela ACNUR-ONU e Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Em 2018, Cachoeirinha foi uma das primeiras cidades a abrir espaços para refugiados vindos da Venezuela. Na época participou do processo de interiorização de imigrantes em parceria com o Governo Federal. “Foi uma ação que nos exigiu muito trabalho e que ganhou visibilidade internacional junto a ACNUR-ONU”, lembrou o prefeito Miki Breier (PSB).

Hoje são mais de 350 migrantes de diferentes nacionalidades, eles são atendidos pela Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação (SMASCH). A secretária Cristiana Mesquita acrescenta que será elaborada uma lei que instituiu a Política Municipal de Acolhimento a Refugiados e Imigrantes de Cachoeirinha e que a pasta trabalha para criar o Centro de Referência do Imigrante. "Cachoeirinha é uma cidade acolhedora”, completa o prefeito Miki. 

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.