Do dia 22 de fevereiro a 5 de março estarão abertas as inscrições para a Guarda Mirim, na atual sede do projeto e em algumas escolas municipais. Poderão se inscrever estudantes da rede municipal de 8 a 13 anos que estejam inscritos em algum programa social ou que tenham renda familiar de até três salários mínimos. Outras informações através do telefone 3471-5771.
A Guarda Mirim tem como foco desenvolver valores éticos, princípios e consciência cidadã, oportunizando a integração entre os jovens da comunidade e dando continuidade ao aprendizado escolar. O projeto promove oficinas de reforço escolar, prevenção ao bullying e drogas, moral e cívica, condicionamento físico, defesa pessoal, educação para o trânsito e eventos culturais como teatro, museu, aulas de dança e música. As aulas são no turno inverso ao da escola.
Serão oferecidas 120 vagas e, neste ano, as oficinas acontecem em duas salas na sede (Avenida João Batista, 130, sala 203). Conforme o coordenador do projeto, Jonas Alvarino Borba da Silva, a Guarda Mirim se organiza para a construção de uma nova sede, na zona norte de Cachoeirinha. “O projeto já está pronto para a captação de recursos”, revela. Quem fez inscrição em 2020 para a Guarda Mirim não precisa realizar novamente, a coordenação do projeto entrará em contato para atualizar os dados.