Publicidade
Multimídia | Vídeos Filme

Documentário Nostalgia Canoas relembra memórias e celebra 82 anos da cidade

Com duração de 30 minutos, o filme celebra os 82 anos do município e conta episódios históricos que seguem vivos na memória dos moradores de Canoas, como os tempos do trem, a modernização do centro com futurista e inovador calçadão, além de episódios dramáticos como as enchentes.

Por Marina Mentz
Publicado em: 27.06.2021 às 06:00

O documentário Nostalgia Canoas (veja abaixo), lançado neste domingo (27), promete mexer com as memórias dos canoenses a partir de entrevistas sobre a cidade. Com duração de 30 minutos, o filme celebra os 82 anos do município e conta episódios históricos que seguem vivos na memória dos moradores de Canoas, como os tempos do trem, a modernização do centro com futurista e inovador calçadão, além de episódios dramáticos como as enchentes.

Documentário Nostalgia Canoas relembra memórias e celebra 82 anos da cidade Foto: Arquivo Público de Canoas/Divulgação

"Tinha um Guarda, que fica na esquina da Tiradentes com a Vitor Barreto, que era cheio de gestos. Ele ficava indicando o trânsito naquele cruzamento perigoso, mas ele era muito conhecido na cidade, ali no centro. É uma imagem que eu tenho de quando eu era pequeno", conta o prefeito Jairo Jorge, em um dos trechos do filme.

Documentário Nostalgia Canoas relembra memórias e celebra 82 anos da cidade Foto: Arquivo Público de Canoas/Divulgação

Além dele, o documentário tem entrevistas da doutora em história Cleusa Maria Gomes Graebin, e o capitão reformado da Aeronáutica, Dautro Fernando Pires dos Santos.

Apesar de reunir imagens e dados históricos dos tempos da emancipação, o filme foca em relembrar episódios dos anos 1960 e 1970, época de transformações em Canoas. O crescimento populacional, as relações dos bairros e sua comunidade, a importância do trabalho e a cultura local são temas apresentados na produção.

Documentário Nostalgia Canoas relembra memórias e celebra 82 anos da cidade Foto: Arquivo Público de Canoas/Divulgação

A direção, roteiro e edição são assinados pela jornalista jornalista Marina Mentz, com pesquisa de imagens no Arquivo Histórico Municipal de Canoas de Rosilaine Pinheiro. Nostalgia Canoas tem o apoio da Prefeitura de Canoas, Benin Imóveis e Ulbra.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.