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Cotidiano | Viver com saúde Cuide-se em casa

Má postura pode causar estresse e até depressão

Cuidado no uso do celular! Postura curvada sobrecarrega a região da nuca e ombros e aumenta a produção de cortisol, hormônio do mal-estar

Por Adriana Lima
Última atualização: 30.05.2020 às 13:54

Cris Mello, fisioterapeuta Foto: Divulgação
Dias de relaxamento em casa e mais tempo conectados no celular não precisam ser sinônimo de descuido com a postura. A fisioterapeuta Cris Mello explica que este erro, em adultos e crianças, pode trazer diversos prejuízos à saúde. "Uma postura curvada faz aumentar em 30% a produção de cortisol, o hormônio da depressão, estresse e da gordura localizada. Por outro lado, a coluna ereta, peito aberto, desencadeia a liberação de 15% a mais de serotonina, hormônio do bem-estar, autoestima, confiança. Então se nossa postura estiver correta, nosso ânimo e rendimento serão melhores, viveremos mais felizes, sem necessidade de analgésicos, ansiolíticos e antidepressivos", destaca.

A profissional ainda reforça que a nossa coluna é o centro de todo o funcionamento do corpo, pois é o canal que liga o cérebro a todo comando de membros e vísceras. "Uma coluna com compressão em determinado segmento pode ser responsável, por exemplo, pelo mal funcionamento do intestino ou pelo formigamento do braço, pois há uma interferência na condução nervosa", cita.

Alivie seu pescoço

"Faça alongamentos, puxando a cabeça para os lados e para frente. Deixe a água quente do chuveiro correr nesta região ou use bolsa térmica por 20 minutos, três vezes ao dia. Faça um rolinho com uma toalha de banho e coloque na nuca por 10 minutos, deitado de barriga para cima - isto devolve a curvatura da lordose cervical e alivia tensões", indica.


Respire melhor

Cris lembra que a respiração está diretamente ligada à postura. "Ao respirar com maior volume de ar, proporciono uma oxigenação maior a todo organismo, trazendo relaxamento para a musculatura e eliminando as toxinas causadas pelas contraturas."

Mas como respirar corretamente? "Devemos fazer uma leve contração do cinturão abdominal o tempo inteiro e direcionar o ar para o peito, para as laterias e para as costas, imaginando os pulmões como dois balões que se expandem para todos os lados. Desta forma, ativamos o abdome e diafragma corretamente, sem distender a barriga e desproteger a coluna", diz.

Brincar e cuidar do reforço muscular

Uma dica da fisioterapeuta é aproveitar a hora da brincadeira para um reforço dos músculos extensores da coluna, como este feito na foto abaixo pelo Bernardo Mello da Rosa, de 9 anos. A indicação é de cerca de 10 minutos por dia nesta posição.

Reforço de 10 minutos por dia para os músculos extensores da coluna Foto: Divulgação

 

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