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Cotidiano | Viver com saúde Bem-Estar

Criança precisa de movimento: a partir dos 6 meses de vida já é indicado se exercitar

Pequenos com obesidade aos 2 anos têm 75% de chance de serem obesos na vida adulta. Que tal evitar este triste dado de forma divertida?

Por Adriana Lima
Última atualização: 15.10.2019 às 10:45

A alegria de Isadora, a estudante de 6 anos que tem jogos eletrônicos, mas prefere mesmo é saltar Foto: Inezio Machado/GES
Não é gordinho, nem fofinho, esqueça os apelidos que até podem ter intenções carinhosas, mas que mascaram uma séria questão de saúde. E não é bonitinho ver uma criança de 2 anos conseguindo desbloquear o celular, lindo mesmo é vê-la correr pelo quintal de casa. Para este dia 12, que tal dar de presente ao seu pequeno muita saúde? O educador físico Sérgio Freitas explica que, para a faixa etária, "a atividade física inclui brincadeiras, jogos, esportes em geral, locomoção, recreação, educação física ou exercícios físicos planejados. Estes melhoram a capacidade cardiorrespiratória e muscular, a saúde dos ossos, os marcadores de saúde cardíaca e metabólica e reduzem o risco de ansiedade e depressão."

O profissional ainda reforça que os exercícios físicos nesta etapa, sempre cheios de criatividade e energia, trazem inúmeros benefícios também na fase adulta. "Pois estimulam o crescimento e desenvolvimento; fortalecem ossos, músculos e articulações; aumentam o domínio corporal; elevam a autoestima; promovem a socialização e a saúde; melhoram a postura e o equilíbrio, além de minimizarem a obesidade e a depressão", destaca.

Sobre a frequência ideal, Freitas reforça um dado aos pais e responsáveis. "Segundo a Organização Mundial da Saúde, com o intuito de melhorar a aptidão cardiorrespiratória e muscular e a saúde óssea, crianças e adolescentes dos 5 a 17 anos devem acumular pelo menos 60 minutos de atividades físicas diariamente", ressalta.

Como estimular a prática de atividades

Sim, fazer as crianças deixarem de lado os aparelhos eletrônicos por alguns minutos é um desafio para muitos pais e responsáveis. "Hoje, as crianças já nascem com outro tipo de estímulo: o tecnológico. Com isto, todo o estímulo físico passa pela necessidade de atrativos bem maiores que seus concorrentes, os games e smartphones. Para tal, brincadeiras, jogos, recreação e exercícios em família são fundamentais", reforça o educador físico. Freitas também destaca que "em relação às crianças obesas, que muitas vezes estão expostas e rotuladas ao seu peso e ficam assim mais vulneráveis a efeitos psicológicos, como depressão, estes estímulos são muito mais importantes e devem ser consistentes".

Um dos primeiros passos nesta etapa é, sem dúvidas, motivar com o exemplo. "Os especialistas usam uma frase que conceitua a importância da participação dos pais: 'as crianças são como esponjas e aprendem através do espelho'. O exemplo para elas é fundamental. A possibilidade de uma criança se tornar ativa fisicamente, e até mesmo um atleta, por fazer parte de uma família fisicamente ativa, aumenta exponencialmente neste cenário", explica Sérgio.

Permita que a criança vivencie experiências

Sérgio Freitas com as crianças do Colégio Marista Pio XII na aula de psicomotricidade Foto: Inezio Machado/GES
Não reclame se a criança não para de correr ou quer jogar futebol com os amigos todos os dias: essa energia de sobra é sinal de saúde. E, nesta fase, o recomendado é literalmente deixar os pequenos soltos. "Acredito que crianças devem sempre ter todas as experiências físicas possíveis e participar de todos os esportes também para no futuro colher os benefícios destas experiências, com mais saúde e especificidade no esporte", destaca o educador físico. E ainda: não há necessidade de superproteção ou de esperar o tempo certo para realizar algum exercício físico, pois há modalidades, como a natação, já recomendadas a partir dos seis meses de vida.

É preciso também diferenciar exercício de brincadeira. "O exercício físico é uma sequência sistematizada de movimentos, que são executados de maneira planejada e possuem objetivo específico. Ele é repetitivo e deve ser feito com a ajuda de um profissional, pois somente ele pode determinar a intensidade ideal, a duração, cargas e o objetivo de acordo com o perfil e estado físico. Já a atividade física é todo o tipo de movimento produzido pelos músculos, que nos causa um gasto energético acima do que teríamos em repouso, como brincar", explica.

Novembro tem corrida para a garotada

Unimed Day Run &Kids Run Crianças de 3 a 11 anos têm uma oportunidade super divertida de se exercitar no dia 3 de novembro na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo. A Unimed Day Run & Kids Run terá corridas de 50 a 400 metros para elas, conforme a faixa etária. Inscrições e valores estão em eventos.gruposinos.com.br/corridas.

 

Saúde é criatividade e interação

Com 6 anos ela consegue listar em segundos dezenas de jogos eletrônicos hoje disponíveis em smartphones, tablets e videogames, desses que se joga sozinha, concentrada ali na tela. Mas quando questionada sobre brincar, a estudante Isadora Manduré diz que prefere mesmo é passar tempo com as amigas. "É muito legal quando a gente brinca de mundo animal daí tem que escolher um bicho. Aí a gente faz as coisas dele, que ele fugiu, que tá bravo", conta a menina, que logo se despede para voltar a subir na estrutura em frente a um monte de colchões para pular. A colega Antonella Morés, 7, também contou que tudo com as amigas é bem mais legal e não é só elas. "Os meninos também podem brincar com a gente", disse, durante a aula de psicomotricidade no Colégio Marista Pio XII, coordenada pelo professor José Carlos Ames. "Aqui eles inventam, interagem, aprendem a resolver conflitos", cita.

 

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