Publicidade
Cotidiano | Turismo Turismo

Visual e história em uma visita às raízes de Canela

Mergulho no passado da região em passeio ao Vale da Lageana

Por Letícia de Lima
Publicado em: 24.07.2021 às 03:00 Última atualização: 24.07.2021 às 11:56

A mistura entre aventura e história se transformou em um novo roteiro de ecoturismo em Canela. O passeio tem como proposta apresentar um ângulo diferente do principal cartão-postal do município: a Cascata do Caracol. E é no caminho até a propriedade privada da família Brocker Boeira, no Vale da Lageana, que o visitante é remetido a conhecer os primórdios de Canela e região.

Vista inédita da base da Cascata do Caracol Foto: Letícia de Lima/GES-ESPECIAL

Ao chegar na localidade Campestre Canella em 1864, como era chamada na época, o casal Bárbara e Guilherme Wasem talvez nem imaginava que estava pisando em uma terra que se tornaria um dos principais destinos turísticos do Brasil. Depois de Novo Hamburgo, eles se instalaram no território onde está localizada a famosa cachoeira - de pouco interesse para os posseiros na época - batizada inicialmente de Cascata Wasem. Lá, construíram casa e celeiro, tiveram filhos, trabalharam e viveram durante muitos anos.

Imigrantes

A tetraneta dos imigrantes alemães, Adriane Brocker Boeira Guimarães, idealizou o recém-lançado tour Pé da Cascata Explorer. A empresária destaca que este é o primeiro passeio turístico de Canela e Gramado a revelar em detalhes onde tudo começou na região. "A trilha permite escutar o som da cascata e do Arroio Caracol, o gritar dos pássaros, sentir os aromas da mata nativa, e o vento, o orvalho e as gotas de água. Enfim, é um espetáculo para todos os sentidos, que revela a beleza natural do Caracol tal qual os imigrantes o descobriram quando chegaram aqui", comenta Any, como é conhecida.

Arte também faz parte do percurso. No veículo offroad, adaptado para levar os visitantes até a trilha, a equipe de guias apresenta conversas ilustrativas em áudio que narram as dificuldades e o lado esperançoso da família Wasem ao ingressar no Brasil em busca de uma vida melhor no Rio Grande do Sul.

 

Uma hora de trilha leve

A partida para o interior de Canela ocorre da loja da Brocker, no Centro de Gramado. O Tour Pé da Cascata Explorer dura aproximadamente quatro horas, sendo cerca de uma hora de trilha leve percorrida em um quilômetro, considerando ida e volta. O roteiro acontece toda quinta e sexta-feira, sábados e domingos. Placas informam sobre a vegetação local e são complementadas pelas explicações do guia de turismo. No retorno da trilha um piquenique relembra a origem dos colonizadores alemães: inclui pinhão, queijos e cucas, com chá e café para acompanhar. O valor cobrado pela experiência completa é de 199 reais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.