Publicidade
Cotidiano | Turismo Turismo

Taquara discute criação de uma rota de cicloturismo

Atrativo deve se chamar Caminhos da Serra Velha

Publicado em: 14.05.2021 às 05:00 Última atualização: 14.05.2021 às 09:38

Roteiro para ciclistas deve incluir várias localidades Foto: Divulgação/Prefeitura de Taquara

Os vales e montanhas do interior de Taquara são o cenário do projeto de cicloturismo idealizado pela Associação Taquarense dos Amigos Ciclistas (Atac) em parceria com a prefeitura. Na primeira fase, está sendo feito o traçado do roteiro, que será batizado de Caminhos da Serra Velha, resgatando o patrimônio histórico, cultural e natural do município do Vale do Paranhana.

A previsão, conforme o idealizador do projeto, Humberto Klein, é de que a proposta seja apresentada em agosto, durante a Semana do Ciclismo em Taquara, de 19 a 25 daquele mês.

Na manhã desta quinta-feira (12), Klein e os secretários de Interior e Serviços Rurais, João Carlos de Brito, e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Douglas Kaiser, percorram algumas localidades que serão incluídas no trajeto, como Padilha, Morro Alto, Rio da Ilha, Ilha Nova, Três Irmãos.

A intenção é de que a iniciativa seja ampliada para municípios vizinhos, como Igrejinha, São Francisco de Paula e Rolante. "Algumas estradas foram utilizadas por tropeiros entre a Serra, o Litoral Norte e a capital. Têm um valor histórico muito forte para Taquara e região", destaca a prefeita Sirlei Silveira, que também é uma entusiasta da iniciativa.

Neste momento, o município trabalha no levantamento financeiro para implantar o projeto, com a instalação de sinalização indicativa e materiais de divulgação.

Conforme Kaiser, será necessário buscar parcerias com a iniciativa privada ou através de emenda parlamentar para a execução, prevista para ocorrer até dezembro deste ano.

"Temos muita vocação para o cicloturismo, bem como para o turismo rural. Os trajetos passam por casarões antigos, igrejas e sociedades de canto, que remetem às formações de nossas comunidades interioranas", diz o secretário, ressaltando o aspecto histórico, cultural e de valorização das comunidades.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.