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Cotidiano | Gourmet Infância

Como fazer a lancheira do seu filho de forma saudável

Veja quais são os alimentos e receitas mais adequados para se consumir no ambiente escolar

Por Marcelo Kenne Vicente
Publicado em: 07.03.2020 às 10:00 Última atualização: 07.03.2020 às 11:09

Foto por: Adobe Stock
Descrição da foto: Na hora de organizar a lancheira é importante chamar a criançada pra ajudar
O sinal de alerta está ligado para pais e responsáveis se conscientizarem sobre os perigos da obesidade infantil. Aqui no Brasil, por exemplo, segundo o Ministério da Saúde 12,9% das crianças de 5 a 9 anos são obesas. E a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em 2025, 75 milhões estarão com esse problema no planeta.

Claro, existem fatores genéticos e hormonais a serem considerados, mas o sobrepeso é uma questão diretamente relacionada aos maus hábitos alimentares e ao sedentarismo que, infelizmente, tem começado desde cedo. "Entre as causas estão o consumo de muitos produtos industrializados e ricos em açúcar e gordura, pouca ou nenhuma atividade física (exercícios, brincar ao ar livre) e comer assistindo à TV ou utilizando celular e tablet", explica Aline Santos Moura, nutricionista especializada em Nutrição Materno Infantil. Como consequência, podem-se desenvolver problemas como diabete, hipertensão e alterações indevidas nos níveis de colesterol e triglicerídios.

Segundo a nutricionista, para garantir uma dieta apropriada é necessário um maior cuidado por parte dos familiares. "É preciso dar o exemplo diário, ingerindo frutas, leguminosas, hortaliças, além de beber bastante água", informa. Com isso, se perpetuam bons hábitos dentro de casa.

Alimentos para compor o lanche escolar:

Iogurte (natural ou com boa lista de ingredientes).

Pão integral ou torradinha com requeijão ou pasta de amendoim.

Oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes).

Frutas normais e frutas secas.

Biscoito ou bolinho integral.

Ovo cozido.

Garrafinha de água ou água de coco.

Bolo integral de banana

Ingredientes 2 bananas bem maduras / 3 colheres de sopa de farinha de coco / 2 colheres de sopa de farinha de trigo integral / 2 ovos / 1 colher de chá rasa de fermento

Modo de preparo

1a etapa / Amasse bem as bananas com o garfo e adicione os outros ingredientes, misturando bem. Por fim, adicione o fermento e misture.

2a etapa / Leve ao forno até dourar.

Sanduíche colorido

Ingredientes pão de forma (sem casca) integral / 1 cenoura pequena / 1 beterraba média / 200g de requeijão

Modo de preparo

1a etapa / Cozinhe a cenoura e a beterraba separadamente. Deixe-as esfriar e retire a pele.

2a etapa / Divida o requeijão em duas partes e bata no liquidificador uma com a cenoura e a outra com a beterraba, formando duas pastas coloridas.

3a etapa / Espalhe uma camada da pasta de cenoura em uma fatia e a pasta de beterraba na outra. Corte em triângulos o sanduíche e sirva.

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