Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | Entretenimento SERRA GAÚCHA

Festival de Cinema de Gramado já está em contagem regressiva para o cinquentenário

Homenageados começam a ser divulgados e organização dá detalhes da festa que acontece em agosto. Neste ano, o evento retoma as programações presenciais

Por Fernanda Fauth
Publicado em: 25.06.2022 às 03:00 Última atualização: 26.06.2022 às 08:58

Faltam menos de dois meses para o Festival de Cinema de Gramado. A partir do dia 12 de agosto, o município da Serra gaúcha recebe artistas, diretores, executivos e demais pessoas interessadas no setor audiovisual para conferir as novidades e ver em primeira mão estreias nacionais e estrangeiras.

Festival de Cinema de Gramado 2021
Festival de Cinema de Gramado 2021 Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Neste ano, as comemorações serão em dose dupla: são 50 anos de eventos ininterruptos, aliado ao retorno da programação de forma presencial. De acordo com o diretor de Eventos da Gramadotur, autarquia responsável pela organização, Diego Scariot, o Palácio dos Festivais volta a ser o palco das mostras de filmes. Já os debates ocorrerão na Sociedade Recreio Gramadense. O tradicional tapete vermelho, por onde profissionais e convidados do meio passam, volta a ganhar destaque. As estátuas de kikitos estarão disponíveis na Rua Coberta, para que os visitantes também possam fazer seus registros.

Homenageados

Os primeiros nomes de homenageados desta 50ª edição foram divulgados há poucos dias. O diretor, cineasta e roteirista Joel Zito Araújo receberá o troféu Eduardo Abelin. Ele é conhecido por tematizar o negro na sociedade brasileira.

Já a atriz Araci Esteves receberá o troféu Cidade de Gramado. Com carreira ampla em teatro, televisão e cinema, ela escolheu o município como seu lar e confessa que ficou surpresa ao receber o convite:

"Entre tantos artistas que fazem e já fizeram tanto no cinema e pelo cinema, ser escolhida como homenageada é um privilégio. Me gratifica, mas fica um pouco esse sentimento de dívida, de não ter feito o suficiente para tanto", revela. "Quero corresponder a essa escolha, porque estou muito feliz", comenta.

Debates

O Festival de Cinema de Gramado é reconhecido internacionalmente como um dos maiores da América Latina. Por seu porte, trabalha e debate assuntos não apenas do setor audiovisual, mas de momentos da sociedade em si os quais se vive ou viver. Para a edição deste ano, trocas de ideias e opiniões não devem faltar. Diego Scariot, diretor de eventos, destaca a mediação entre artistas e autoridades.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.