Os cães da raça Pastor Alemão são bastante conhecidos pelo perfil companheiro, obediente e inteligente, o que torna eles rápidos na aprendizagem de novos comandos. De acordo com o adestrador, Anderson Wollmann Soares, o adestramento deve iniciar nos primeiros meses de vida do cão. “O treinamento deve ser inciado logo que o cão chega na casa, assim será mostrado os limites e ensinado os meios de comunicação, como o 'sim' e o 'não'”, diz.
A casa da família tem um pátio grande, ideal para Lola gastar bastante energia e ficar mais livre no dia a dia. “Além disso, a gente procura caminhar umas duas vezes por semana com ela, em trajetos mais longos”, diz Sabrina. A família conta que Lola é muito inteligente e aprendeu em casa alguns comandos, como 'sentar' e 'dar a pata', e a não sair do pátio quando o portão é aberto.
De acordo com Soares, o adestramento de cães de estimação trabalha o controle do pet, para que ele tenha uma boa convivência em casa e respeite os comandos dos tutores. “O adestramento é fundamental para que ele aprenda os meios de comunicação e entenda o que pode ou não fazer. Por ser um cão grande e forte, pode se tornar um perigo, caso não receba uma educação e cuidados necessários.”
Outra característica da raça é a atenção e proteção com os tutores. Se for acostumado desde cedo, o cão pode se tornar um excelente companheiro para famílias com crianças. “Eles são ótimos para famílias, tanto que é a raça mais criada no mundo”, comenta Soares. O pastor alemão não requer tantos cuidados como um cão de pequeno porte. “Uma alimentação boa, escovação no pelo e vitaminas para articulação é o suficiente, já que eles podem apresentar lesões e problemas genéticos de má formação”, salienta.
O perfil obediente faz do pastor alemão um cão ideal para trabalhos e operações policiais, como busca por drogas ilícitas. Soares também faz o adestramento desses cães. “São corajosos, têm instinto de proteção e capacidade física, que permite a eles passar por obstáculos e delimitações do caminho. Precisamos educá-los e encorajá-los para que cada vez mais eles queiram atuar”, conta.