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Motores

Peugeot 2008 recebe facelift

Mudanças foram inspiradas nos irmãos maiores 3008 e 5008 .

Com mudanças visuais concentradas na dianteira e inspiradas nos irmãos maiores 3008 e 5008, o Peugeot 2008 chega às lojas por preço inicial de R$ 69,99 mil. Desenvolvido pelo Latin America Tech Center do Groupe PSA, conta com design exclusivo para a América Latina.

A nova grade frontal, emoldurada com acabamento em preto Onyx e verticalizada, traz elementos tridimensionais. Em aspecto flutuante, fica o emblema do leão. O capô mais horizontalizado torna a frente mais alta e imponente. O novo para-choque frontal aumenta o ângulo de ataque do carro e facilita a superação dos obstáculos nas ruas e estradas de terra. Os faróis afilados, com DRL em LED e refletores com lente semielíticas, lembram as pupilas do leão e garantem mais segurança e visibilidade. “O para-choque dianteiro traz elementos totalmente novos, com linhas marcantes e fluidas e destaca o elemento do 'dente do leão', que começa nos faróis e cria uma ruptura visual no bloco ótico, descendo por todo o entorno do para-choque até a região inferior. Essas linhas sinalizam para um design novo e exclusivo, onde percebe-se que a garra do leão transpassa o conjunto do farol de neblina, criando um conjunto único no segmento e completamente inovador. Temos aqui uma importante evolução em relação à versão europeia, carregando o novo DNA da gama SUV Peugeot”, explica o diretor de Estilo para América Latina do Groupe PSA, Daniel Nozaki.

A linha de cintura é elevada e as rodas aro 16'' são calçadas com pneus 205/60, podendo ser em liga-leve ou aço, cobertas com calotas. Os protetores pretos, agora como item de série para todas as versões, situados na parte inferior da carroceria, se estendem do para-choque dianteiro ao traseiro. A parte traseira mantém sua identidade com o para-choque saliente à carroceria, com a parte inferior em preto Onyx, que reforça a ideia de proteção. Integradas na peça ficam as luzes de neblina e de ré. A tampa do porta-malas permanece emoldurada pelo teto com ondulação dinâmica. As lanternas traseiras seguem com a identidade visual que remete às “garras” do leão iluminadas por LEDs e pelo piso rebaixado do porta-malas, que facilita o seu carregamento. As barras de teto são novas e emolduram o teto panorâmico.

Duas opções de motor

Modelo está disponível em duas configurações de motorização, a 1.6 EC5 VTI (118 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 16,1 kgfm a 4.750 com etanol) e 1.6 THP (173 cv a 6.000 rpm e 24,5 kgfm a 4.000 rpm com etanol), ambas com câmbio automático EAT6 de seis velocidades, produzido pela empresa japonesa Aisin AW.


Novidade no 2008, o THP (Turbo High Pressure) 16V FLEX desembarca na versão Griffe automática. Com 16 válvulas, tem duplo comando de válvulas no cabeçote e injeção direta sequencial. O turbocompressor é do tipo Twin-scroll, com bomba eletrônica de alta pressão, cabeçote com dois eixos de comando de válvulas, bomba de óleo com gestão de vazão e cárter duplo. Já a caixa de câmbio automática sequencial de 6 marchas (EAT6), que equipa ambas motorizações, traz 4 modos de condução (Drive, Eco, Sport e Sequencial). Quando é ativada a função “Eco”, o consumo de combustível é até 6,5% menor em situações de trânsito intenso. A Griffe THP ainda traz o Grip Control, dispositivo que auxilia o motorista na direção ao otimizar a motricidade em diferentes e acidentados terrenos, como neve, areia ou lama. São 5 ajustes manuais (padrão, areia, neve, lama ou ESP Off).

Interior segue o mesmo, bonito e bem acabado 


Internamente, não há mudanças e o modelo segue com seu bom acabamento, trazendo detalhes cromados que emolduram as saídas de ar-condicionado, a central multimídia e as portas, além da presença de black piano. Os bancos são compostos por tecidos escuros com tons de vinho na Allure. Na Griffe, contam com revestimento que mistura couro e tecido. Além de diversos porta-objetos, conta com porta-luvas refrigerado.


O volante de multifunções com dimensões reduzidas no estilo SportDrive, revestido em couro (na versão Griffe), tem acabamento cromo fosco com a inscrição Peugeot. Regulagem de profundidade e de altura aumentam a precisão da direção, assim como a assistência progressiva elétrica. O painel de instrumentos está estrategicamente posicionado acima do volante, dentro do campo de visão do motorista, o que permite uma completa visualização de toda a condição do veículo sem que seja necessário tirar os olhos da estrada.

De série desde a versão de entrada, no console central encontra-se o Connect Radio de 7”, que recebe atualização do software, ficando mais rápido. A central possui os sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay e possibilita o espelhamento do celular. Com essa tecnologia, aplicativos populares de música ou navegação podem ser utilizados com mais facilidade – contanto que já estejam instalados no smartphone do usuário. Uma vez que os aparelhos estejam conectados, as chamadas telefônicas também podem ser feitas via comando de voz ao apertar um botão do volante. O freio de mão no estilo aviador segue como um destaque, pois libera espaço no posto do condutor graças ao seu formato elegante e robusto.


Para quem curte som, a montadora criou a série especial 2008 Inconcert by JBL, equipada com conjunto de alto-falantes, tweeters, subwoofer slim e amplificador. Além do kit sonoro, com base na acústica do carro, técnicos da JBL criaram uma regulagem específica que proporcionará uma experiência única, com dinâmica completamente personalizada.

Comodidade e segurança


Quanto à segurança, já vem equipado com quatro air bags (dois para colisões frontais e dois laterais), piloto automático (regulador/limitador de velocidade), apoios de cabeça dianteiros e traseiros (disponíveis para todos os ocupantes) e freios a disco nas quatro rodas com ABS. Também traz cinco cintos de segurança com três pontos de fixação, alerta sonoro e visual de afivelamento do cinto do condutor – na frente, os cintos têm pré-tensionadores e bloqueio de folga e atrás os cintos laterais e central têm bloqueio de folga – e sistema Isofix para a fixação de cadeirinhas infantis. A suspensão elevada, com 20 cm de vão livre e ângulo de entrada de 23°, contribui para maior estabilidade e segurança do carro, principalmente em situações como passagem por lombadas, valetas ou mesmo estradas de terra. A Griffe THP ainda está equipada com Grip Control, com cinco funcionalidades (padrão, areia, neve, lama ou ESP OFF) que auxiliam as conduções nos mais complexos terrenos.


As dimensões seguem as mesmas, com distância entre-eixos de 2,54 m e porta-malas com capacidade para 402 l. Com o rebatimento dos bancos traseiros, o volume sobe para 1.172 l. Porta-malas se destaca pelo simples acesso, pela grande abertura retangular da porta e a altura de carga baixa em relação ao solo (apenas 60 cm).


VERSÕES E PREÇOS

Allure: R$ 69,99 mil
Vem equipada de série com dois air bags laterais, ar-condicionado manual, faróis com guia de luz em LED e DRL, controle elétrico para os retrovisores, vidros elétricos dianteiros e traseiros, limitador e regulador de velocidade, volante com comandos integrados, Peugeot Connect Radio de 7", Android Auto e Apple CarPlay integrados, rodas de aço 16" com calotas Arsenic, barras de teto na cor preto Onyx e moldura nas caixas de roda.

Allure Pack: R$ 79,99 mil
Acrescenta faróis de neblina, volante revestido em couro, câmera de ré, alarme perimétrico, rodas em liga-leve 16".

Griffe automática: R$ 89,99 mil
Em relação à Allure Pack, traz a mais ar-condicionado digital bi-zone, roda em liga-leve 16" Áquila Diamantada, teto de vidro panorâmico, sensores de chuva e de luminosidade.

Griffe THP: R$ 99,99 mil
Além de todos os acessórios da Griffe automática, a Griffe THP vem equipada com motor turbo e Grip Control.

Fonte: Peugeot

Versão Premier é novidade para o Spin na linha 2020

Configuração substitui a LTZ e custa R$ 84,39 mil.

Spin Premier é a novidade da linha 2020

A versão LTZ sai de cena e dá lugar à Premier na linha 2020 do Spin. A novidade é comercializada por R$ 84,39 mil. A LS continua como configuração de entrada (R$ 68,79 mil), seguida pela LT (R$ 73,39 mil), enquanto a Activ7 (R$ 89,98 mil) permanece como topo de linha.

A mudança ocorre após uma percepção da evolução do gosto do comprador. Com o facelift, os novos acabamentos e a maior oferta de equipamentos de série, a participação das versões topo de linha (Activ e LTZ) saltaram de cerca de 50% para 66% – ou dois terços do total. A média de emplacamentos do produto também está subindo. Como comparação, no primeiro quadrimestre do ano foram registradas 7,3 mil unidades vendidas, ante 6 mil unidades no mesmo período do ano passado (+21%). “Com as recentes evoluções, o carro passou a atrair adicionalmente um perfil de consumidor que valoriza também mais requinte e tecnologia, como o público dos SUV”, aponta o diretor de Marketing de produto da Chevrolet, Rodrigo Fioco.

Spin Premier é a novidade da linha 2020


Detalhes cromados e rodas 16’’


O Spin Premier traz cromados na moldura da grade frontal, no friso traseiro e nas rodas aro 16’’. Conta com acabamentos premium na cabine e a conveniência da segunda fileira de bancos deslizantes e a da terceira fileira articulável.

Spin Premier é a novidade da linha 2020
A nova versão também se sobressai pela conectividade, com o multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay além do sistema de telemática avançada OnStar, capaz de alertar o usuário para o não esquecimento de pessoas e objetos nos bancos traseiros, por exemplo, semelhante ao do Equinox. Versão traz, de série, ar-condicionado, direção elétrica, câmera de ré com linhas guias, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, ajuste de altura dos faróis, além de luz de posição diurna em LED.

O motor é o mesmo para todas as versões: o Flex 1.8 ECO de até 111 cv de potência e 17,7 kgfm de torque com gasolina e 106 cv e 16,8 kgfm. A transmissão pode ser automática ou manual, sempre de seis marchas.

Argo Trekking chega ao mercado por R$ 58,99 mil

Versão aventureira chega tem suspensão elevada e apliques pretos .

Com suspensão elevada e detalhes estéticos, o Argo Trekking chega às lojas por R$ 58,99 mil. A versão está disponível nas cores branco Banchisa, branco Alaska, vermelho Montecarlo e cinza Silverstone.

Classificado pela Fiat como um ‘‘off-road light’’, foi projetado para aqueles que desejam aventurar-se fora do asfalto e apresenta melhor absorção de impacto e mais segurança em terrenos com baixa aderência, como estradas de terra.

A Fiat garante que o vão livre (ground clearance) é o maior da categoria, 21 cm, totalizando 4 cm mais alto em relação à Drive 1.3.

Os pneus 205/60R15 91H S-ATR WL têm banda de rodagem para uso misto e são exclusivos da Trekking. Mesmo com perfil mais alto, asseguram conforto graças ao extenso trabalho da engenharia, que revisitou o chassi, passando por molas, amortecedores e até tunning da direção elétrica. Modelo pesa 1.130 kg (10 kg a menos que a Drive 1.3).


Modelo é equipado com o Firefly 1.3 com potência de 109 cv com álcool e 101 cv com gasolina, bem como torque de 14,2 kgfm e 13,7 kgfm, respectivamente. Motor é acoplado à transmissão manual de cinco marchas.

Segundo dados da montadora, aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 10,8 s com etanol e em 11,6 s com gasolina, enquanto as máximas são de 173 km/h e 169 km/h, respectivamente. Quanto ao consumo, com gasolina faz 12,1 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada.

Detalhes em preto

Quanto ao estilo, traz teto bicolor e barras no teto, tudo pintado em preto, a exemplo dos retrovisores e aerofólio. Em cima, nas laterais inferiores e na traseira, há o logotipo “Trekking”. Também vem com adesivo preto no capô, faróis com design em LED, nova moldura da caixa de rodas e do para-choque traseiro na parte inferior, logomarca da Fiat com acabamento em cromo escurecido na traseira, ponteira de escapamento trapezoidal com cor exclusiva, além de rodas aro 15’’ com calotas escurecidas.

Bancos com costuras laranja

Internamente, chamam a atenção o tecido escuro dos bancos com o contraste da costura laranja, área central com textura quadriculada e o logotipo Trekking bordado. Logotipo Fiat do volante, peça central do painel e a moldura do console central são escurecidos e, para completar, as saídas de ar são cromadas.


A nova versão traz, de série, o sistema multimídia Uconnect de 7’’ touchscreen com Apple CarPlay e Android Auto, vidro dianteiros e traseiros elétricos, retrovisores elétricos e faróis de neblina. Como opcionais, é possível incluir rodas em liga-leve aro 15’’ com cor exclusiva e câmera de ré com linhas dinâmicas.

Suporte para bicicleta entre os acessórios


A Mopar oferece mais de 50 acessórios disponíveis, dois dos quais exclusivos do Argo Trekking: as barras transversais de teto e o suporte para bicicleta. A divisão de peças e acessórios da FCA aproveita o lançamento do modelo para colocar outra novidade no mercado, a rede vertical de carga, que permite organizar melhor objetos que ficariam totalmente soltos no porta-malas (capacidade para 300 l).


Uma das características de estilo de maior destaque do Trekking pode ser adotada em qualquer Argo: o teto escuro. Enquanto a nova versão exibe a capota pintada de preto na fábrica, a Mopar oferece a opção de “envelopar” o teto com um adesivo preto fosco – aumentando a proteção da pintura nessa área.

Novo ou usado, eis a questão

Com preço de um zero-quilômetro é possível comprar carro com alguns anos de uso, mas mais potente e equipado.

Aquele tão sonhado zero-quilômetro finalmente está ao alcance, mas uma ampla gama de seminovos na mesma faixa de preço deixa muita gente em dúvida. Isso porque geralmente são de segmentos superiores e trazem mais espaço, luxo e tecnologia. Casos de pessoas que entram na concessionária para comprar um zero e acabam levando um seminovo ou usado são mais frequentes do que se imagina. ‘‘É comum acontecer, pois o consumidor inicialmente busca um determinado modelo, mas já durante a primeira conversa com o vendedor percebemos que precisa mesmo de um carro de outro patamar. Recentemente um cliente veio procurando um Etios zero-quilômetro mas, como precisava de um motor mais potente, acabou levando um Corolla seminovo’’, explica o gerente da CarHouse Toyota Novo Hamburgo, Thomas Lipp.

O segredo para aventurar-se em um seminovo está em persistir na busca por exemplares em ótimo estado de conservação, de preferência único dono. Lataria, motor e câmbio devem estar funcionando perfeitamente. Caso contrário, será sinônimo de dor de cabeça. A indecisão geralmente ocorre pela forma como muitos consumidores optam por definir o próximo veículo: não entre diferentes modelos do mesmo segmento, mas pelo que é possível comprar com o montante que têm em mãos.

Seguindo essa linha, com o valor de um Honda Fit CVT zerinho é possível adquirir, por exemplo, um Civic LXR 2016 automático. São duas categorias distintas: o primeiro é um monovolume, o segundo um sedã médio. O Fit ganha em modularidade interna graças às amplas possibilidades de regulagem e rebatimento dos bancos, enquanto o Civic leva vantagem na potência e estabilidade. Já com o valor de um Toyota Etios 1.3 é possível levar para casa um Corolla 2013 com apelo esportivo, o XRS. Por fim, com o dinheiro de um Volkswagen Gol 1.6 automático zero-quilômetro dá para adquirir um Renault Duster 2.0 ano 2016.

Outro fator que faz com que muitos busquem um usado é que o primeiro dono já arcou com os custos de desvalorização que os novos sofrem nos primeiros anos. Saiu da concessionária, já está perdendo valor. Mas quem compra um zero também tem seus argumentos: garantia de fábrica e o incomparável cheiro de carro novo. Tomando como base a tabela Fipe, confira ao lado exemplos de modelos – todos automáticos, dentro da crescente tendência de mercado – que rivalizam em preço e podem deixar qualquer um indeciso.

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