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Ponte do Guaíba

Após bloqueios para obras, free way é totalmente liberada

Segundo a PRF, trabalho na Ponte do Guaíba fluiu bem
10/02/2019 09:18 10/02/2019 09:18

Foto por: PRF/Divulgação
Descrição da foto: PRF confirmou que serviço não teve interrupções ao longo do sábado
Uma das obras mais aguardadas da região metropolitana e do Estado, a nova ponte do Guaíba está passando por mais uma fase da sua construção. Neste final de semana e também no próximo, todas as pistas da BR-290 (free way), na altura dos quilômetros 94 e 95 (nas proximidades da Arena do Grêmio e entroncamento com a BR-448), sofreram bloqueio total. A previsão de retorno ao fluxo normal era para as 14 horas de hoje, mas devido o bom andamento dos trabalhos, foi antecipada para as 23 horas de ontem, segundo informou às 20h30 de ontem a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Durante todo o sábado, os motoristas que se deslocaram até a capital e vice-versa precisaram utilizar desvios orientados pela PRF e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre. Todo o trecho modificado foi bem sinalizado e agentes também trabalharam para orientação no local. As alterações no trânsito começaram às 17 horas da última sexta. O bloqueio total das pistas foi iniciado à meia-noite de sábado. O início da manhã deste sábado foi o período de maior complicação no trânsito. Ainda conforme a PRF não ocorreram congestionamentos por conta dos desvios, apenas pontos de lentidão.

As modificações também não prejudicaram aqueles que se deslocaram para cidades do litoral norte ou sul. Sem congestionamento, quem se deslocava do Vale do Sinos pela BR-448 para o litoral não sentiu os reflexos. Já quem precisava ir ao Centro de Porto Alegre precisou utilizar as Avenidas AJ Renner e Farrapos.

Detalhes da obra

  • Quando concluída, a extensão prevista é de 12,3 quilômetros, sendo 5 quilômetros em acessos e 7,3 quilômetros em ponte sobre os canais navegáveis, elevadas e viadutos.
  • As pistas serão divididas por barreiras de concreto. O fluxo previsto é de até 50 mil veículos/dia.
  • Com 28 metros de largura e 40 metros de altura, a nova ponte terá cerca de três vezes a altura da atual, a Getúlio Vargas, que tem 12 metros de altura livre (distância entre o nível d’água e a parte inferior do vão móvel). Quando içada, a atual estrutura chega ao máximo de 35 metros.
  • O investimento já passou dos R$ 557 milhões, mas deve chegar à cifra de R$ 757 milhões até a obra ficar pronta, o que deve ocorrer no segundo semestre.

Diário de Cachoeirinha
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