Publicidade
Acompanhe:
Cotidiano | Viver com saúde Viver com Saúde

Erisipela, infecção bacteriana na pele, exige tratamento médico

Dermatologista alerta para a importância de tomar o antibiótico específico contra doença

Última atualização: 26.10.2018 às 14:37

A erisipela é uma infecção bacteriana da pele que acomete as camadas mais superficiais e pode envolver os vasos linfáticos. A localização mais comum é nos membros inferiores e é uma lesão visualmente avermelhada, quente, endurecida e dolorosa ao toque. De acordo com a dermatologista associada da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS, Greice Rampon, com frequência causa calafrios, mal-estar e febre.

“A principal causa da erisipela é uma bactéria que penetra na pele, geralmente em áreas com alguma lesão superficial. As principais vítimas da doença são idosos, pessoas debilitadas, pacientes com inchaço das pernas e úlceras, que são ferimentos abertos. Ressalto que sempre é necessário procurar um dermatologista, pois o tratamento é feito com antibiótico específico”, destaca.

A médica alerta que não existem tratamentos caseiros adequados para a erisipela. O que se pode fazer em casa é cuidar de pacientes em risco para que não se machuquem, cuidar ao fazer o corte das unhas nos e na retirada de cutículas. A doença, em determinados pacientes, pode se repetir por várias vezes, causando alterações na circulação e desenvolvimento de inchaço crônico no membro afetado. Em casos mais graves, em pacientes debilitados, pode tornar-se uma infecção generalizada e até levar à morte.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.