Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 6423 (parada 63) - Monte Belo - Gravataí - CEP: 94050-000
Fones: (51) 3489-4000

Central do Assinante: (51) 3600.3636
Central de Vendas: (51) 3591.2020
Whatsapp: (51) 99101.0318
PUBLICIDADE
Tecnologia contra o crime

Cachoeirinha tem segurança na palma da mão

Município utiliza tecnologia de dois aplicativos como aliada no combate à criminalidade
11/10/2018 11:03 11/10/2018 11:03

Foto por: Kátia Freitas/Divulgação
Descrição da foto: Em Cachoeirinha, dois aplicativos ajudam na segurança
Segurança e tecnologia são aliadas na redução da criminalidade em Cachoeirinha. A comunidade tem sido grande parceira na utilização de ferramentas disponíveis no celular, tais como o aplicativo BeOn e o WhatsApp do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Através do número 99250-7954, os moradores do município podem fazer denúncias e informar situações adversas. Em caso de denúncias e emergências, também é possível ligar para o telefone 153, da Guarda Municipal.

O prefeito Miki Breier lembra que estas iniciativas apostam na prevenção e na atuação em conjunto com a população e somam-se a outras como o Cercamento Eletrônico, recentemente implantado na cidade e que já é modelo para o Estado. “É extremamente necessário trabalharmos a questão da prevenção, pois, além do policiamento ostensivo, é preciso investir em inteligência. Nós acreditamos que a prevenção em médio e longo prazo trará resultados positivos”, afirma o chefe do Executivo.

No aplicativo e no WhatApp

O aplicativo BeOn consiste em uma rede de segurança colaborativa, onde os usuários enviam e recebem alertas sobre segurança, a partir de sua localização. O secretário de Segurança e Mobilidade, Marco Aguirre, comenta que o município utiliza o aplicativo no modo administrador. “Desta forma, aparecem para nós todas as ocorrências lançadas pelos usuários, que são passadas por um filtro e, se necessário, a Guarda Municipal despacha ocorrência ou encaminha aos órgãos responsáveis”, explica o titular da pasta.
O BeOn já tem 20 mil usuários e é possível baixá-lo gratuitamente, na App Store e na Google Play.

Outra ferramenta importante na denúncia e na prevenção de crimes é o contato do cidadão via WhatsApp do CICC. A inspetora chefe do CICC, Juliana Magnus, esclarece que o morador pode mandar informações de ocorrências de crime ou de trânsito, que também passam por um filtro da Secretaria de Segurança e Mobilidade e, dependendo da situação, é deslocada uma equipe até o local. “Recentemente, recuperamos um veículo através de uma denúncia pelo WhatsApp do CICC. Consultamos a placa, confirmamos a situação e o veículo foi recuperado, no Bairro Jardim do Bosque”, exemplifica.


Diário de Cachoeirinha
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE