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Motores
Lançamento

C 200 EQ Boost, o híbrido leve da Mercedes

Motor elétrico proporciona força extra ao propulsor a gasolina desta versão do Classe C, que chega ao Brasil por R$ 228,9 mil
17/10/2018 15:50 17/10/2018 15:52

São Paulo - Um novo motor – que conta com a força extra de um propulsor elétrico – e mudanças visuais para um best-seller de vendas. O Classe C recebe aprimoramentos, como novos faróis em LED e assistente ativo de frenagem para toda a linha. “Em caso de emergência, em um limite extremo, o sistema freia automaticamente o carro”, explica o gerente sênior de Vendas da marca, Dirlei Dias. Alguns sistemas existentes atualmente atuam com maior antecipação, mas deixam a viagem mais desconfortável devido às constantes frenagens de intervenção. A linha 2018/2019 chega às lojas em novembro por preços entre R$ 187,9 mil e R$ 259,9 mil.


Para testar o C 200 EQ Boost – único modelo da marca no mundo com esta tecnologia híbrida leve – a montadora organizou um evento à imprensa especializada que culminou em um test-drive de 280 km até o interior de São Paulo. Os números combinados totalizam 197 cv de potência e 44,9 kgfm de torque. A marca que inventou o automóvel novamente acertou a ‘‘mão’’. As acelerações são fortes: bastam 7,9 s para ir da imobilidade aos 100 km/h. A máxima é limitada eletronicamente a 239 km/h. Como o motor elétrico proporciona força extra e instantânea, não há ‘‘turbo lag’’, a lentidão causada durante os instantes em que os gases do escapamento demoram para acionar o duplo turbo. Impressionam os altos níveis de silêncio a bordo, a estabilidade exemplar e a direção bastante direta, que garante ótima esportividade. O câmbio 9G-Tronic tem escalonamento perfeito.

A quinta geração do Classe C já vendeu 1,9 milhão de unidades no mundo. No Brasil, chegou em outubro de 2014 e corresponde a 30% do volume de vendas da marca. Neste ano, até setembro a marca já vendeu 8.890 carros, 30% a mais que a segunda colocada, também uma marca alemã.


Viagem a convite da Mercedes-Benz


Facelift

Um leve facelift atualiza o visual da quinta geração. Os para-choques dianteiros foram redesenhados para todas as versões do modelo, que ganharam faróis Full LED.


Assistência à condução

O novo Classe C conta com avançados sistemas de assistência à condução:

Frenagem adaptativa (ABR): integra a Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem (EBD), Controles Eletrônicos de Estabilidade (ESP) e de Tração na Aceleração (ASR), Assistente de partida em subidas (HSA), Pré-carregamento (Priming), Secagem automática na chuva e função Hold.

Cross Wind Assist: atua em caso de ventos transversais na estrada que empurram o veículo para os lados. Proporciona estabilidade através de leves frenagens nas rodas do lado da ação do vento, sem perder velocidade.

ESP Curve Dynamic Assist: entra em ação durante a aceleração em curvas. Utiliza os sensores e as funções do ESP para garantir mais estabilidade e segurança de dirigibilidade. Quando esses sensores registram a tendência do veículo em “sair de frente”, minimiza o efeito com uma intervenção através de frenagens seletivas nas rodas internas, com relação ao sentido da curva. Ao mesmo tempo, a tração é aumentada ligeiramente para compensar esse momento de frenagem e o torque excedente é direcionado às rodas no lado de fora (torque de frenagem), com relação ao sentido da curva. A intervenção conduz a um movimento imperceptível sobre o eixo vertical do veículo, que o mantém estabilizado na trajetória da curva, evitando a saída de frente, garantindo mais estabilidade nas curvas.

Assistente de frenagem ativo: com o auxílio de um radar, pode detectar um acidente iminente com outro veículo, enviando avisos visuais e sonoros. Se o motorista não reagir, o sistema pode ajudar com força de frenagem, podendo até evitar uma colisão. Dependendo da situação, pode reduzir as consequências de colisões traseiras com carros lentos à frente e até mesmo com pedestres e ciclistas atravessando, ou até mesmo evitá-las totalmente.


1.5 a gasolina recebe impulso extra do elétrico

A versão C 200 EQ Boost conta com o 1.5 turbo dotado de injeção direta movido a gasolina. São 184 cv e 28,57 kgfm gerados pelo propulsor a combustão, mais 14 cv extras e 16,32 kgfm de um motor elétrico. A potência combinada é de 197 cv e 44,9 kgfm. Apesar de ser classificado como um híbrido pela legislação, a montadora não usa este fato como estratégia de marketing. “Para a Daimler, o conceito de híbrido é mais amplo, pois neste caso o veículo terá que ser movimentado com o motor a combustão e/ou o elétrico”, explica Dirlei. No caso do 1.5, o elétrico é responsável apenas por dar um “empurrãozinho” no conjunto. E põe empurrãozinho nisso: o resultado é um torque de motor V6, o que gera acelerações e retomadas muito vigorosas. E o que é melhor: com fornecimento instantâneo de força, uma característica de motores elétricos.


Nas desacelerações, motor elétrico atua como gerador

O modelo é equipado com uma rede elétrica adicional de 48 volts, com um motor de arranque/alternador unificado acionado por correia (BSG – Belt-driven Starter-generator). Nas reduções de velocidade, o elétrico funciona como um alternador recuperando energia cinética e carregando a bateria.


Uma solução muito antiga e eficiente está presente no C 200 EQ Boost: o modo de deslizamento (roda livre) com o motor totalmente desligado (somente na opção ECO) e a frenagem regenerativa com parada inteligente do motor sempre que o veículo diminuir a velocidade sem que o condutor acione o freio. Com isso, o trem de força é desacoplado e o propulsor desligado, criando situações inusitadas: o carro pode estar a 120 km/h com rotação 0, tendo como auxílio somente o elétrico. A vantagem é a maximização da economia, garantindo simultaneamente uma confortável resposta do veículo. O start/stop opera de forma particularmente confortável, graças ao motor de arranque/alternador acionado por correia. O motor é religado quase em silêncio, com pouca vibração e de forma muito rápida. O turbocompressor, acionado pelos gases do escapamento, usa um sistema de dupla entrada (twin-scroll).


Toques artesanais

O classe C ganhou doses extras de requinte. Na Exclusive, apresenta madeira marrom escura fosca com poros abertos e, no C 300 Sport, madeira preta. Madeira mesmo, não imitação, o que aumenta o toque artesanal da construção.

Nas versões C 200 EQ Boost e superiores, agrega um novo conceito de cockpit que inclui um conjunto de instrumentos totalmente digital, permitindo optar entre três estilos visualmente distintos: Clássico, Esportivo e Progressivo. O cockpit é totalmente digital, tem 12,3’’ na diagonal e oferece alta resolução. O sistema de interface com o usuário pode ser operado também por meio do touchpad localizado no console central ou via comando vocal, utilizando a tecnologia Linguatronic. Outras funções do veículo também podem ser controladas por voz.


VERSÕES E PREÇOS

C 180 Avantgarde: R$ 187,9 mil
A configuração de entrada conta com novos para-choques dianteiro e rodas em liga-leve aro 17’’ de 10 raios, faróis full LED com novo design interno, novo design das lanternas traseiras, console central com acabamento black piano, novo volante com comandos sensíveis ao toque, nova tecla Keyless-start, novo sistema multimídia NTG 5.5 com integração para smartphone (Waze) e assistente de frenagem ativo. Essa versão, assim como a Exclusive, é equipada com motor 1.6 turbo de 156 cv e 25,51 kgfm, que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 8,3 s e atingir 225 km/h. Câmbio é o automático 9G-Tronic.

C 180 Exclusive: R$ 188,9 mil
Acrescenta acabamento ártico para o painel superior e portas, acabamento em madeira marrom escura fosca com poros abertos para o console central.

C 200 EQ Boost: R$ 228,9 mil
Conta com novas rodas em liga-leve aro 17’’ com cinco raios duplos, motor 1.5 turbo com EQ Boost: de 197 cv, recuperação de energia nas frenagens e desaceleração, função coasting (roda livre) com motor totalmente desligado, cockpit digital configurável com 12,3’’ e tela central com 10,2’’.

C 300 Sport: R$ 259,9 mil
É equipada com novo motor 2.0 turbo de 258 cv (o anterior gerava 245 cv), grade frontal diamante cromada, novas rodas AMG aro 18’’ de cinco raios com fundo preto, console central com acabamento black piano, novo volante esportivo com controles sensíveis ao toque, kit visual AMG e console central em madeira preta com poros abertos.


Diário de Cachoeirinha

Motores

por Adair Santos
abcmotores@gruposinos.com.br

Gasolina na veia - O tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet sempre alardeava que nas suas veias não corria hemoglobina, e sim gasolina. Uma anomalia genética que atinge milhões de pessoas no mundo e, pelo jeito, não tem cura. Jornalista há 15 anos, Adair Santos é um desses anormais que literalmente respiram tudo que diz respeito a veículos. Editor do caderno Motores, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, é apaixonado por carros, motos e aviões - ou seja, tudo o que tem motor, exceto a maquininha de obturação do dentista. Motores invade a rede - Os carros recém-lançados, aqueles protótipos bizarros que talvez nunca cheguem às ruas, dicas úteis sobre veículos e testes exclusivos. Além da versão impressa, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, agora as notícias sobre veículos contam com este importantíssimo espaço virtual para serem divulgadas. Não deixe de participar mandando sugestões e, quem sabe, até um flagrante fotográfico de um veículo que ainda está em fase de testes e futuramente vai ser fabricado no Brasil. Eu e minha máquina - Se você tem orgulho da sua máquina, seja ela um carro antigo ou novo, motocicleta, um triciclo ou até bicicleta, envie sua foto. Junto, informe seu nome completo e idade, cidade onde reside, telefone para contato, marca, modelo, ano de fabricação do veículo e desde quando tem ele na garagem. Mas atenção: não vale mandar só a foto do carro ou moto, você também tem que aparecer na imagem. Então, mãos à obra: passe uma cera na lataria, um gel no cabelo e faça o registro fotográfico.

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