Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 6423 (parada 63) - Monte Belo - Gravataí - CEP: 94050-000
Fones: (51) 3489-4000

Central do Assinante: (51) 3600.3636
Central de Vendas: (51) 3591.2020
Whatsapp: (51) 99101.0318
PUBLICIDADE
Polícia

Secretaria de Segurança tem acesso a informações sobre suspeitos

Convênio permite que agentes municipais de segurança pública possam acessar Sistema de Consultas Integradas
12/07/2018 15:59 12/07/2018 15:59

Agentes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas já podem acessar informações do Sistema de Consultas Integradas (SCI) da polícia. O convênio foi
assinado na semana passada pelo prefeito Luiz Carlos Busato e pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Cezar Schirmer. O secretário municipal de Segurança, Alberto Rocha, também estava presente ao ato. Além de Canoas, Farroupilha e São Leopoldo também garantiram acesso ao sistema.

O convênio tem duração de cinco anos (60 meses), com possibilidade de renovação. A prefeitura terá acesso aos dados via internet, mediante usuário e senha
disponibilizados pela SSP a servidores designados. Em contrapartida, o município disponibilizará à SSP o acesso ao sistema de dados do IPTU e ao cadastro de alvarás expedidos pelo poder público municipal. As iniciativas foram possíveis em razão da adesão de Canoas ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM/RS).

"Há muito tempo aguardávamos esta parceria para acesso de informações fundamentais no combate ao crime. Certamente, a iniciativa vai facilitar nosso trabalho”, afirmou o prefeito.

Como funciona o SCI

Criado em 2004 para fins de investigação, o programa permite que policiais e
autoridades, mediante senha, consultem bancos de dados de diversos órgãos, como Detran, Departamento de Identificação e Justiça. Podem ser consultados endereços, nomes dos pais, fotos, se a pessoa se envolveu em ocorrência criminal, inquéritos policiais e processos judiciais, se já esteve presa, se é foragida, se tem carro ou arma, entre outras coisas.


INVESTIMENTO

Conforme Busato, apesar de a Constituição dizes que a segurança é responsabilidade dos governos federal e estadual, “aqui é diferente! Assumimos esse compromisso, pois uma
cidade mais segura traz qualidade de vida. Considerando o número de habitantes,
Canoas é hoje a cidade que mais investe em segurança pública no Brasil”, ressaltou.

Em fevereiro deste ano, 45 viaturas adquiridas pela Prefeitura de Canoas foram entregues para uso no município por Brigada Militar, Defesa Civil, Fiscalização de Trânsito, Guarda Municipal, Polícia Civil e Susepe. Além de viaturas, a Guarda Municipal também recebeu armamentos. São aplicados mensalmente R$ 2,4 milhões na manutenção da Secretaria Municipal de Segurança, além do pagamento anual de R$ 860 mil em despesas da Brigada, Polícia Civil, Bombeiros e Susepe – obrigação do Estado.

Em diferentes bairros de Canoas, operações integradas de segurança trazem maior sensação de segurança à cidade, que registrou queda em índices de criminalidade. 


Diário de Cachoeirinha
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE