Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 6423 (parada 63) - Monte Belo - Gravataí - CEP: 94050-000
Fones: (51) 3489-4000

Central do Assinante: (51) 3600.3636
Central de Vendas: (51) 3591.2020
Whatsapp: (51) 99101.0318
PUBLICIDADE
Tecnologia
Telemarketing

Tem operadora burlando bloqueio? Veja como se livrar de ligações

Bloquear ligação no aparelho pode não adiantar, veja uma tática que funcionou
28/06/2018 18:00 29/06/2018 12:37

Freeimages
Ligações insistentes de telemarketing são difíceis de se livrar, especialmente quando você já for cliente da empresa
O blog já abordou o problema das ligações indesejadas de telemarketing e o cadastro no Procon onde se inscrever para não ser incomodado. Só que nem todas as operadoras que oferecem serviços ao usuário respeitam o cadastro. Pior ainda, ele não abrange claramente aquelas empresas das quais você já é cliente. Veja a situação abaixo, que aconteceu com o blogueiro.

A operadora do celular ligava de três a cinco vezes por dia com ofertas de serviços adicionais e anúncios de outras "vantagens". Todos os números foram colocados na lista de bloqueio do celular, tática que, por si só, demora a funcionar, já que os call centers possuem vários números cadastrados. Porém, veja só, números que haviam sido colocados na lista de bloqueados continuaram entrando. Olhando-se o registro, eles haviam sido desbloqueados para receber ligações a cada vez.

Era como se a operadora ou o chip estivessem desbloqueando remotamente as ligações bloqueadas, por provirem da própria operadora.

Divulgação/Freeimages
Em alguns casos, pode ser necessário ligar para o call center da operadora e solicitar exclusão da lista de telemarketing
A solução, neste caso, foi ligar para a operadora, dar uma lista de números que estavam importunando e solicitar que isso fosse interrompido. A atendente prometeu que as ligações cessariam.

O resultado foi curioso. Os números não pararam de ligar, porém, começaram a ser bloqueados automaticamente pelo celular conforme determinado pelo usuário. De uma hora para outra, o bloqueio passou a funcionar e as ligações pararam de burlá-lo.

Coincidência? Melhor conselho do blogueiro: além de colocar os chatos na lista de ligações bloqueadas, ligue para a operadora e peça para ser excluído do telemarketing.

Há também outra tática, que consiste em instalar algum app de bloqueio de ligações e lançar os números lá. É possível que por ser externo ao sistema operacional, o chip ou a operadora não consigam desbloquear remotamente. Mas muitos destes apps são pagos, ou pesam na memória do aparelho. Tente por sua conta e risco.



Diário de Cachoeirinha

Tecnologia

por André Moraes
andre.moraes@gruposinos.com.br

André Moraes é editor de Tecnologia do Jornal NH. Sua experiência profissional inclui o jornalismo de divulgação científica, publicações técnicas e reportagem de tecnologia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE