Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 6423 (parada 63) - Monte Belo - Gravataí - CEP: 94050-000
Fones: (51) 3489-4000

Central do Assinante: (51) 3600.3636
Central de Vendas: (51) 3591.2020
Whatsapp: (51) 99101.0318
PUBLICIDADE
Tecnologia
Segurança digital

Cuidado com o CryBrazil, vírus que ataca PCs no País

Praga é uma modificação de vírus preexistentes, incluindo o WannaCry. Mantenha antivírus atualizado e não clique em anexos
13/06/2018 17:38 13/06/2018 17:39

Reprodução
Cuidado com armadilha que circula por e-mail e ataca computadores brasileiros
Como se o Brasil não tivesse problemas suficientes, agora apareceu um vírus de computador que, aparentemente, ataca principalmente PCs do País. O CryBrazil, cujos ataques se intensificaram na última semana, é um ransomware, ou seja, um vírus que "sequestra" a máquina do usuário em busca de resgate. Caso o PC seja infectado, ele trava e exibe uma mensagem para que seja contatado um e-mail a fim de destravar os dados.

A imprensa especializada, que noticiou o surto esta semana, já identificou que o CryBrazil é uma modificação de vírus anteriores, incluindo o famoso WannaCry, que produziu grandes estragos em 2017. O CryBrazil é baseado em um "pacote" de desenvolvimento de vírus previamente conhecido, e aparenta ter sido montado para atacar especialmente usuários do país.

O CryBrazil chega na forma de um PDF, em um e-mail ou site fake que procura induzir o usuário a clicar para abrir o arquivo. Ele é um arquivo executável disfarçado, que em seguida paralisa o computador.

Como o CryBrazil foi elaborado a partir de uma plataforma viral preexistente, ele já é reconhecido por muitos antivírus. Daí a importância de manter o antivírus atualizado.

Precauções:

  • Mantenha o antivírus atualizado
  • Cuidado com sites suspeitos que sugerem para descarregar arquivos
  • Delete mensagens de remetentes desconhecidos ou dos quais você desconfie
  • Não abra anexos, especialmente PDFs, em e-mails de quem você não conhece. Mesmo se conhecer o remetente, só abra se conseguir confirmar que o usuário enviou de propósito





Diário de Cachoeirinha

Tecnologia

por André Moraes
andre.moraes@gruposinos.com.br

André Moraes é editor de Tecnologia do Jornal NH. Sua experiência profissional inclui o jornalismo de divulgação científica, publicações técnicas e reportagem de tecnologia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE