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Motores
Lançamento

Um novo patamar de luxo

Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S torna-se a nova versão topo de linha, custando R$ 174,99 mil
02/05/2018 09:51 03/05/2018 10:10

Catalão, GO - Uma longa tradição em competições off-road que está a serviço do motorista no dia a dia – em estradas de chão ou na cidade. A L200 Triton Sport mantém seus principais atributos e ainda recebe novidades na linha 2019: a HPE-S, nova topo de linha da gama, que chega ao mercado com diferenciais estéticos por R$ 174,99 mil.

Para mostrar as novidades, a Mitsubishi levou um grupo de jornalistas especializados até a sua fábrica em Catalão, distante 400 km da capital goiana. Além de mostrar a unidade – onde também são montados o ASX e o Suzuki Jimny –, elaborou um test-drive com 80 km, 50 dos quais compostos por estradas de terra cheias de desafios. Mas basicamente esse é o ambiente para o qual a picape foi concebida. Por isso, ficam evidentes o silêncio a bordo, a ótima vedação da cabine e o conforto proporcionado pela suspensão.

O motor 2.4 turbodiesel com 190 cv e 43,9 kgfm de torque ‘‘sobra’’ em todas as situações e o câmbio automático de 5 marchas tem funcionamento rápido e suave. São poucas as montadoras em todo o planeta que dão tanta atenção ao sistema de tração 4x4. O Super Select II permite nada menos que 20 combinações de marchas. Resultado: não há tempo ruim. As lombadas formadas naturalmente na estrada de terra foram vencidas com naturalidade, muitas das vezes com ‘‘saltos’’ a mais de 80 km/h, sempre com total segurança. É justamente neste habitat que a L200 comprova não ter vindo a passeio para este mundo.

Viagem a convite da Mitsubishi


OS PREÇOS

GL: R$ 120,99 mil

GLX: R$ 126,99 mil

GLS: R$ 137,99 mil

HPE: R$ 154,99 mil

HPE-S: R$ 174,99 mil


Rodas e grade exclusivas

A L200 Triton Sport HPE-S vem com novas rodas aro 17”. Os faróis Dark Chrome bixenônio com DRL também são novidade e acompanham o design. A grade frontal exclusiva traduz a identidade visual da linha Triton Sport, valorizando as linhas do para-choque dianteiro e melhorando a performance de refrigeração. Coeficiente aerodinâmico é de 0,40 (cx).


Caçamba alta

A suspensão SDS II tem barra estabilizadora expandida e molas helicoidais mais rígidas. A dianteira é independente e, a traseira, composta por eixo rígido e molas semielípticas. A caçamba foi desenvolvida com paredes laterais mais altas, tornando-se mais profunda, ampliando sua capacidade volumétrica. Já a capacidade de carga é de 1.075 kg e, a de reboque, de 2.300 kg. O brake light vem integrado à tampa traseira, aumentando a segurança. Chapas de aço pré-tratadas consistem em proteção extra contra a corrosão. Oferecido em oito cores, modelo conta com três anos de garantia e MitRevisão com preço fixo.


Multimídia modernizado

O novo multimídia tem tela capacitiva de 7” e vem equipado com Android Auto e Apple Car Play, áudio streaming de última geração e conexão WiFi, que permite o acesso a aplicativos nativos, como Waze e Spotify. Por dentro, há acabamentos piano black e chrome-like silver no painel e console central, nos painéis de porta e no seletor eletrônico da tração 4x4. Nova versão vem equipada com volante dotado de ajustes de profundidade e altura, ar-condicionado dual zone, botão start/stop para partida sem chave, câmera de ré e sensores de chuva, luminosidade e estacionamento. Bancos em couro têm ótima ergonomia, reduzindo a fadiga em viagens – o do motorista vem com regulagem elétrica.

Sistema atua para a estabilização do trailer

A L200 Triton Sport vem com o exclusivo TSA (Trailer Stability Assist), que estabiliza o conjunto trailer/veículo quando o fenômeno de serpenteamento for detectado. Os freios têm ABS, EBD, BAS, fazendo com que a frenagem seja eficaz, até mesmo em situações extremas. Além disso, conta com o Brake Override System, BOS, que monitora constantemente os sinais do freio e acelerador. Caso o freio seja acionado junto com o acelerador e configure uma situação de emergência, o sistema reduz as rotações do motor gradativamente até a parada total e controlada. Além disso, tem 9 air bags: frontais, laterais, de cortina e para o joelho do motorista.

Diversos sistemas de segurança

As versões HPE-S e HPE vêm equipadas com controle de tração e estabilidade ATSC. O Controle de Estabilidade (ASC) atua quando os pneus estão escorregando em pisos com baixa aderência ou quando o veículo está fazendo movimentos súbitos que indiquem perda de direção. O Controle de Tração (ATC) freia as rodas que estejam derrapando e otimiza a entrega de torque do motor em condições de perda de tração, seja ela provocada por pisos escorregadios ou durante a transposição de um difícil obstáculo.

Além disso, vem com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que facilita as manobras. Complementam essas tecnologias o ESS (Emergency Stop Signal), uma sinalização de frenagem de emergência que aciona as luzes de frenagem de forma intermitente. Projetado sob o conceito Rise, o chassi tem alta eficiência em absorção de energia e grande rigidez estrutural. A carroceria recebe proteção extra com o uso de materiais de alta resistência aplicados em regiões estratégicas. Todas essas ações ajudam a manter a integridade dos ocupantes do veículo em um eventual acidente.

Conceito J-Line garante espaço

Quando vista de lado, a linha formada no vão entre a cabine e a caçamba compõe um ‘‘J’’ e, como o próprio nome sugere, traduz-se no conceito J-Line, permitindo maior ângulo do encosto do banco traseiro. O veículo é equipado com sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis. Da mesma forma, o ângulo das colunas laterais foi redimensionado, ampliando o espaço interno. Ocupantes têm à disposição 16 porta-objetos e 11 luzes de cortesia.

Novidades nas demais versões

HPE - A configuração HPE vem com rodas diamantadas aro 16”, grade e faróis Dark Chrome, que estão integrados com o visual da parte dianteira. O sistema multimídia também é equipado com Android Auto e Apple Car Play, permitindo uma conexão rápida e fácil com os principais smartphones do mercado.

GLS automática - Outra novidade da linha 2019 é a configuração GLS Automática, que chega para complementar a gama e oferecer uma versão atrativa para os consumidores. O modelo possui grade frontal cromada customizável e retrovisores e maçanetas body color.

GLX manual - A versão de entrada é a GLX com câmbio manual de seis velocidades e tração 4x4 Easy Select com acionamento eletrônico. O veículo possui novas rodas e pneus ATR 16”, maçanetas, retrovisores e grade frontal black, além de faróis com máscara negra.

GL - Completando a linha 2019, a GL faz sua estreia no modelo Sport. A picape é destinada a frotistas e empresas que necessitam de um modelo forte e eficiente para o trabalho.


Números para o off-road

Confira as capacidades da picape no off-road:


Ângulo de entrada: 30°
Ângulo de saída: 22°
Ângulo de rampa: 26°
Inclinação lateral: 45°
Altura livre do solo: 22 cm
Travessia com água: 60 cm


Dissipador de água

O modelo tem a função ‘‘dissipador de água’’ para trechos alagados, situações em que a água não é projetada para o para-brisa e não atrapalha a visão do motorista, garantindo mais segurança nos mais variados terrenos.

Motor turbodiesel desenvolve 190 cv

As cinco versões da L200 Triton Sport são equipadas com o moderno 2.4 turbodiesel, em alumínio, com 190 cv e 43,9 kgfm de torque. É a primeira picape do mundo a usar um motor em alumínio, que resulta em menos peso e mais performance. São cerca de 30 kg a menos somente no propulsor.

Aliado a tudo isso, o exclusivo sistema Mivec é capaz de entregar alto torque em baixas rotações e muita potência em regimes elevados, sem abrir mão da durabilidade e economia de combustível. Sua atuação dinâmica no comando de válvulas permite dosar a quantidade ideal de ar, evitando perdas e aumentando a eficiência energética.

O 2.4 foi desenvolvido com o que há de mais moderno para beneficiar a performance e economia. Outra característica é que tem baixa taxa de compressão (11:1, enquanto o normal das picapes a diesel é de 20:1), que se traduz em um funcionamento suave e silencioso.

A turbina de geometria variável permite que o motor seja capaz de entregar alto torque a baixas rotações e muita potência em regimes elevados, sem abrir mão da confiabilidade e baixa manutenção. Conforme a montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 10,4 s.

Tração permite até 20 combinações

As versões HPE-S e HPE utilizam o moderno sistema de tração Super Select II, que tem o 4x2, 4x4 (que pode rodar no asfalto), 4x4 com bloqueio do diferencial central e 4x4 reduzida.

As trocas podem ser feitas facilmente através do seletor no console central. Além disso, o veículo tem o bloqueio do diferencial do eixo traseiro. Em situações extremas, em que as rodas ficam suspensas, como valetas transversais ou terrenos com erosões, com um simples toque no botão a L200 é capaz de superar com facilidade os obstáculos.


Ao todo, são até 20 combinações de marcha, mostrando toda a aptidão off-road da picape, a única equipada com Paddle Shifters, permitindo a esportividade da transmissão manual com a praticidade da automática.


Em resumo, a L200 Triton Sport vem com o DNA 4x4 de série e excelente dirigibilidade, desempenho e conforto, aliados a um conjunto equilibrado com a força e resistência que só um verdadeiro Mitsubishi oferece.

Seletor de tração

Uma das novidades é o prático seletor da tração 4x4 estrategicamente localizado no console central. Seu posicionamento e dimensões foram cuidadosamente pensados para otimizar a ergonomia de operação.


Diário de Cachoeirinha

Motores

por Adair Santos
abcmotores@gruposinos.com.br

Gasolina na veia - O tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet sempre alardeava que nas suas veias não corria hemoglobina, e sim gasolina. Uma anomalia genética que atinge milhões de pessoas no mundo e, pelo jeito, não tem cura. Jornalista há 15 anos, Adair Santos é um desses anormais que literalmente respiram tudo que diz respeito a veículos. Editor do caderno Motores, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, é apaixonado por carros, motos e aviões - ou seja, tudo o que tem motor, exceto a maquininha de obturação do dentista. Motores invade a rede - Os carros recém-lançados, aqueles protótipos bizarros que talvez nunca cheguem às ruas, dicas úteis sobre veículos e testes exclusivos. Além da versão impressa, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, agora as notícias sobre veículos contam com este importantíssimo espaço virtual para serem divulgadas. Não deixe de participar mandando sugestões e, quem sabe, até um flagrante fotográfico de um veículo que ainda está em fase de testes e futuramente vai ser fabricado no Brasil. Eu e minha máquina - Se você tem orgulho da sua máquina, seja ela um carro antigo ou novo, motocicleta, um triciclo ou até bicicleta, envie sua foto. Junto, informe seu nome completo e idade, cidade onde reside, telefone para contato, marca, modelo, ano de fabricação do veículo e desde quando tem ele na garagem. Mas atenção: não vale mandar só a foto do carro ou moto, você também tem que aparecer na imagem. Então, mãos à obra: passe uma cera na lataria, um gel no cabelo e faça o registro fotográfico.

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