Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 6423 (parada 63) - Monte Belo - Gravataí - CEP: 94050-000
Fones: (51) 3489-4000

Central do Assinante: (51) 3600.3636
Central de Vendas: (51) 3591.2020
Whatsapp: (51) 99101.0318
PUBLICIDADE
Tecnologia
Novas carinhas

Veja o projeto de emojis para inclusão de pessoas com deficiência

Apple sugeriu ao consórcio Unicode ícones para melhorar representatividade
26/03/2018 17:59 26/03/2018 18:01

Reprodução
Ícones sugeridos pela Apple ao Unicode para usar como emojis aplicáveis às pessoas com deficiências
Pessoas com deficiência (PCDs) podem ganhar emojis específicos nos tablets e telefones celulares. A Apple encaminhou agora em março ao Unicode, consórcio que gerencia a padronização dos ícones, a sugestão de uma série de imagens para possibilitar a representatividade de várias condições, da falta de visão à audição limitada e dificuldades de locomoção. 

A justificativa da Apple, que consta no documento, diz o seguinte:

Uma em cada sete pessoas ao redor do mundo tem alguma forma de deficiência, seja física envolvendo visão, audição ou perda de habilidades motoras, ou deficiências mais escondidas. A atual seleção de emojis proporciona uma ampla gama de representações de pessoas, atividades e objetos significativa para o público em geral, mas muito poucas podem apelas às experiências de vida daqueles desabilitados.

O consórcio Unicode é uma entidade mantida por várias empresas que gerencia os ícones adotados nos aparelhos. No projeto (veja o original em inglês), a Apple menciona que as sugestões não representam uma lista exaustiva, mas um ponto inicial para iniciar a discussão. São apresentadas também frequências de busca na Internet por palavras como "prótese" e "cadeira de rodas", como forma de indicar que existe uma demanda consistente entre os usuários por estes temas.

Inovações nos emojis do Unicode costumam demorar meses e até anos em discussões. Não há previsão para análise do pedido ou da eventual entrada dos símbolos novos por enquanto.


Diário de Cachoeirinha

Tecnologia

por André Moraes
andre.moraes@gruposinos.com.br

André Moraes é editor de Tecnologia do Jornal NH. Sua experiência profissional inclui o jornalismo de divulgação científica, publicações técnicas e reportagem de tecnologia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE