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Palpites de Mãe
Saúde

Volta às aulas exige atenção na alimentação

Especialistas alertam sobre a importância dos hábitos saudáveis
19/02/2018 10:13 19/02/2018 10:13


Reprodução/Internet
Alimentos frescos sempre devem ser priorizados
Diante da correria do dia a dia, os pais optam pela praticidade dos lanches rápidos e produtos industrializados na hora de montar a lancheira das crianças. Mas, esta facilidade esconde componentes que podem desencadear doenças na vida adulta, como por exemplo as doenças renais, que têm como principais causas o diabetes e a hipertensão arterial, ocasionadas especialmente pela obesidade e falta de hábitos saudáveis.

Para evitar esses problemas de saúde é importante oferecer boas opções. “Atitudes saudáveis, que podem ser aprendidas na infância, impedem positivamente o aumento da incidência de diabéticos, hipertensos e doentes renais no futuro”, relata o médico nefro pediatra Artur Wendhausen. “Está muito claro que hoje o consumo acentuado de sódio, a baixa ingestão de água e a falta de atividade física têm influenciado no metabolismo das crianças, causando o surgimento de alterações da função renal e problemas cardiovasculares. Salgadinhos estão entre os principais vilões”, alerta.

Planejamento para o cardápio

A nutricionista Jyana Gomes Morais Campos salienta que elaborar um lanche mais saudável não é difícil, pode ser mais barato e não gasta muito tempo. “Os alimentos frescos nos oferecem mais coisas boas que os alimentos industrializados. É comprovado que uma alimentação saudável desde a infância pode prevenir o aparecimento de doenças renais. Basta ter um pouco de planejamento para montar um cardápio variado e saudável”, comenta a nutricionista.

Oferecer opções saudáveis na lancheira das crianças, evita com que elas caiam na tentação de comprar “besteiras” nas lanchonetes das escolas. E lembre-se, “o estilo de vida saudável começa em casa. Pais que se alimentam de forma adequada dão exemplo para seus filhos”, complementa a nutricionista.

Saiba mais

Veja algumas dicas da nutricionista na hora de montar o lanche das crianças:

1. Nem tudo que é mais prático, é o melhor para o seu filho se alimentar.

2. Evite produtos industrializados: sucos de caixinha, achocolatados, refrigerantes, bolachas recheadas, bolos prontos de pacotinho. Grande parte dos produtos que apresenta vida longa nas prateleiras, tem alto teor de açúcares, sódio e gordura.

3. Opte por frutas, tentando sempre variar o tipo, pois cada uma possui uma propriedade que seu filho precisa.

4. Sucos naturais são boas opções de líquidos. Mas vale lembrar que sucos feitos das frutas e papinha de frutas não precisam ser adoçados, pois o sabor da fruta já é doce e é com este sabor natural que a criança deve se acostumar.

5. Outra opção saudável são os sucos integrais encontrados nos mercados, que não levam adição de açúcar.

6. Bolo seco (sem recheio e sem cobertura) também é uma opção para variar o cardápio. Uma ótima sugestão são os bolos integrais, fáceis de fazer e também de encontrar.

7. Nunca envie salgados fritos. Sanduíches feitos em casa são uma boa escolha, mas cuidado com pastas e patês que levam maionese, pois costumam estragar com muita facilidade devido ao calor. Prefira o queijo branco, com um pouco de manteiga ou requeijão no pão. Além disso, troque o pão branco por pães integrais.

8. Em caso de crianças com alterações na glicose e colesterol deve-se sempre procurar uma orientação nutricional e nunca seguir dietas encontradas na internet. O atendimento nutricional é individualizado e de acordo com a necessidade de cada um.


Diário de Cachoeirinha

Palpites de Mãe

por Paloma Vargas
paloma.vargas@gruposinos.com.br

Paloma Vargas é repórter dos jornais Correio de Gravataí e Diário de Cachoeirinha. Nesta nova fase de sua vida, em que espera a chegada do André, ela dividirá a experiência de ser mãe de primeira viagem neste blog, e também, quinzenalmente, nas páginas impressas do CG e do DCA.

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