Compartilhar...

VOLTAR
FECHAR

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 4430 - Monte Belo - Gravataí/RS - CEP: 94050-000
Fones: (51) (51) 3489-4000

PUBLICIDADE
Negócios
Negócios

Comissão busca mantenedores para o Observatório Social

Instituição tem o objetivo de fiscalizar os gastos públicos
Foto: Divulgação/ACC
Comissão se reuniu nesta quinta-feira, 25, na sede da Associação Comercial
Cachoeirinha está empenhada em trazer para o município o Observatório Social do Brasil (OSB). A organização não governamental, sem fins lucrativos, surgiu em 2006 na cidade paranaense de Maringá e hoje está presente em mais de 120 municípios brasileiros, incluindo Gravataí. Atua com o objetivo de fiscalizar os gastos públicos.
Para que a instituição comece a operar na cidade, precisa de mantenedores, já que o custo estimado para manter a estrutura é de R$ 7 mil mensais. “Esse custo inclui a contratação de um funcionário, um estagiário e locação da sede, entre outras despesas que a manutenção de um espaço requer”, explica o coordenador da comissão de organização do OSB na cidade, Cleber Soares.
Comissão busca mantenedores
De acordo com Soares, 45% desse montante já está garantido através do apoio de instituições como a Associação Comercial de Cachoeirinha (ACC), que cedeu uma sala para sediar o Observatório. “A contribuição do mantenedor pode ser estipulada de acordo com a sua possibilidade. Não existe um valor pré-determinado”, explicou Soares. Nesta quinta-feira, 25, ele se reuniu com o presidente da ACC, André Campos e outros membros da comissão de organização para discutir estratégias de mobilização da sociedade para a iniciativa.  
Sensibilização de empresários e da comunidade
Na próxima quinta-feira 1º de setembro, o grupo pretende promover uma reunião-almoço para divulgar a atuação do Observatório. “Em 2015, por conta da atuação do OBS em Porto Alegre, o município economizou R$ 15 milhões. O Observatório atua fazendo um levantamento minucioso de licitações e ajudando a identificar possíveis problemas nesses processos”, completou. Qualquer cidadão pode participar como voluntário, desde que não exerça cargo público e não tenha relação com partidos políticos. 

Negócios

por Marla Cardoso
marla.cardoso@gruposinos.com.br

Marla Cardoso é repórter e colunista de Negócios dos jornais Correio de Gravataí e Diário de Cachoeirinha. Com mais de 10 anos de experiência no jornalismo, atuou como repórter do jornal Exclusivo, voltado para o setor calçadista, além de ter trabalhado na implantação do portal de notícias do setor. Teve passagem por veículos de mídia impressa e eletrônica até retornar, em 2012, ao Grupo Sinos. No blog, reúne as informações que movimentam a indústria e o comércio na região e os impactos das mudanças econômicas no dia a dia da população.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS