Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 6423 (parada 63) - Monte Belo - Gravataí - CEP: 94050-000
Fones: (51) 3489-4000

Central do Assinante: (51) 3600.3636
Central de Vendas: (51) 3591.2020
Whatsapp: (51) 99101.0318
PUBLICIDADE
Tecnologia
Você sabia?

Matemática curiosa: você já ganhou na mega-sena

Todo mundo já passou por um sorteio muito mais difícil
27/12/2017 14:01 28/12/2017 00:23

Divulgação
Chance de acertar na Mega-Sena com um bilhete de seis números é de aproximadamente 1 em 50 milhões
Com o final do ano, aumenta o interesse geral pela Mega-Sena da Virada, o prêmio milionário (este ano, a premiação está estimada em R$ 280 milhões) sorteado uma vez ao ano. Quase todo mundo joga, mas todos sabem que a chance de ganhar, claro, é muito pequena. A chance de acertar os seis números sorteados com um bilhete mínimo (seis números) é de pouco menos de 1 em 50 milhões. Mais exatamente, um em 50.063.860, que são todas as combinações matemáticas possíveis de seis números entre os 60 números do cartão.

O que menos gente se dá conta é que todos os seres humanos do planeta já ganharam uma loteria muito mais difícil. Matematicamente, você ganhou a Mega-Sena quando nasceu.

OK. Agora vem a parte, digamos, científica do raciocínio. Você, o blogueiro e todos os demais seres humanos foram concebidos da união de duas células. Um óvulo provindo da sua mãe biológica e um espermatozoide provindo do seu pai biológico. Você se originou da combinação destas duas células microscópicas. Se qualquer uma delas fosse diferente, você não existiria. No seu lugar, estaria um irmão seu, provindo dos mesmos pais, mas não você.

Você já sabia disso, claro. A matemática envolvida é que é a parte curiosa. Os óvulos são raros, cada mulher em idade fértil amadurece um só por mês. Os espermatozoides que vão fertilizá-lo, porém, são incrivelmente numerosos. Uma ejaculação, em média, produz entre 300 e 400 milhões deles (dados da Enciclopédia Britânica).

Antes de existir, você foi sorteado. Sendo o resultado do encontro fortuito entre um espermatozoide e um óvulo, você é, matematicamente, o produto de uma chance de 1 em 300 milhões ou até pior ainda, 1 em 400 milhões.

Os prognósticos da Mega-Sena de 1 em 50 milhões, perto disso, são barbada. Você já se deu bem em coisa muito pior.

Claro que nada disso deve servir para animar você muito. Todo mundo já ganhou o sorteio uma vez. Mas a chance de ganhar dois deles no decurso de uma vida é, sim, astronomicamente pequena.

Uma grana vinha bem. Mas mesmo que perder na Virada, não esqueça de celebrar o sorteio que você já ganhou. Melhor ainda. Todo mundo na sua família e vizinhança merece celebrar também, porque todos ganharam essa.

Bom ano-novo. E boa sorte.




Diário de Cachoeirinha

Tecnologia

por André Moraes
andre.moraes@gruposinos.com.br

André Moraes é editor de Tecnologia do Jornal NH. Sua experiência profissional inclui o jornalismo de divulgação científica, publicações técnicas e reportagem de tecnologia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE