Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 6423 (parada 63) - Monte Belo - Gravataí - CEP: 94050-000
Fones: (51) 3489-4000

Central do Assinante: (51) 3600.3636
Central de Vendas: (51) 3591.2020
Whatsapp: (51) 99101.0318
PUBLICIDADE
Luiz Coronel

A que ponto chegamos

"Os corruptores chutam o balde das reverências protocolares, e é tu pra lá, você pra cá, pois o poder está nu"

Luiz Coronel

Luiz Coronel é poeta

www.luizcoronel.com.br

“Tenho medo de o Brasil chegar ao terceiro milênio como o varredor das galáxias.” Antônio Callado

Quando a presidência se torna um caso de polícia, o bem se oculta atrás das macegas e o mal exulta na Esplanada dos Ministérios, se embala na varanda do Jaburu e ronda o Palácio da Justiça. A Lava Jato respingando sobre mais de duas dezenas de senadores e quase duas centenas de parlamentares. Os brasileiros pedem uma internação coercitiva a estes senadores e deputados, posto que viciados em propinas e maracutaias.

“Pouco civismo e muito cinismo, os males do Brasil são.” José Pinto

Se os corruptos são personagens donos dos melhores papéis na encenação da república, agora desponta, com maior relevo, vigor e suntuosidade, Sua Majestade o Corruptor. Se os corruptos embolsam milhões de reais, ele fala em bilhões de dólares. Lá vão os corruptos de chapéu na mão. Os corruptores chutam o balde das reverências protocolares, e é tu pra lá, você pra cá, pois o poder está nu. Os corruptores se tornaram os cartolas no time do caixa 2.

“Deus desistiu do Brasil há 30 anos.” Delfim Neto

O poder foge dos espelhos. Recusa, obstinadamente, fazer um mea-culpa. Quem? O quê? Quando? Por que chegamos a este angu de caroço? Confesso: tenho certa simpatia pela esquerda, sua pregação solidária, mas percebo que sua falta de autocrítica é coisa feita sob medida para psiquiatras. Somente Olívio Dutra teve a grandeza de uma autocrítica.

“O elefante é um camundongo construído segundo as especificações do Estado!” Robert Heinlein

As denúncias que caem sobre políticos de todos os partidos políticos, lideranças e empreiteiros devem ser analisadas e julgadas com isenção e severidade. Agora, se disserem respeito aos lideres e próceres do partido da estrela e das bandeiras rubras, trata-se de conspiração, perseguição política. Ao homem comum, limpo de dogmas ideológicos, interessa que se faça justiça, doa a quem doer. Aos dogmáticos, abalada a fé em seus líderes, caem numa desamparada orfandade. A utopia torna-se um manto com poder de blindagem.

“Existem homens de bem; homens que se dão bem; e homens que são flagrados com os bens que não são seus.” Laurence Peter

Hoje, pensando determinadamente sobre o agora, se buscarmos a palavra definidora da atual conjuntura política teremos: imprevisibilidade. Ou a classe política assume sua responsabilidade histórica ou a vaca vai pro brejo. Mas... sem esperança o ser humano está nu na rótula do tempo, de olhos vendados e sem uma bengala sequer para o proteger.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE