Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 6423 (parada 63) - Monte Belo - Gravataí - CEP: 94050-000
Fones: (51) 3489-4000

PUBLICIDADE
Sem verba federal

Governo deve fechar unidades das Farmácias Populares a partir de maio no Brasil

Verba da União, que era destinada a manter as unidades, será repassada para municípios comprarem medicamentos

A partir de maio, 393 unidades do Programa Farmácia Popular vão deixar de receber verba federal. Segundo reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo, o Ministério da Saúde vai fechar as unidades próprias das farmácias, que distribuem medicamentos de graça ou com até 90% de desconto. Conforme a matéria, a decisão foi tomada dia 31 de março durante uma reunião entre representantes do ministério e secretários estaduais e municipais de saúde. O governo afirma que a população, a partir de agora, poderá procurar os medicamentos nas unidades básicas ou postos de saúde, além de farmácias ou drogarias credenciadas no programa, com o selo "Aqui Tem Farmácia Popular". 

Ainda assim, as prefeituras podem optar por manter as unidades, mas com recursos próprios. O programa foi criado em 2004, na gestão do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Em 2006, as farmácias privadas passaram a exibir o selo Aqui Tem Farmácia Popular. Atualmente, conforme levantamento da Folha, são 34.583 farmácias credenciadas, em 4.487 municípios. 

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou, em março, que 80% da verba era usada para manter as unidades e apenas 20% para os medicamentos. Agora, o governo afirma que o dinheiro destinado a manter as unidades da Farmácia Popular - cerca de R$ 100 milhões - será repassado para que os municípios possam comprar medicamentos. 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS