Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 6423 (parada 63) - Monte Belo - Gravataí - CEP: 94050-000
Fones: (51) 3489-4000

PUBLICIDADE
Tecnologia
Deep Minds

Estudo aponta que inteligência artificial tende a ser agressiva

Pesquisa do Google foi feita com algoritmos que tinham que cumprir tarefas em forma de jogo
Arte distribuída em Creative Commons
Concepção artística para a inteligência artificial. Estudo do Google apontou que parâmetros de programação são essenciais para evitar que algoritmos produzam reações agressivas em situações nas quais haja competição
Um estudo acaba de chegar a uma conclusão que está sendo vista com curiosidade, mas que é importante para desenvolvimento de projetos tecnológicos. O Deep Minds é um laboratório de pesquisa sobre inteligência artificial (IA) mantido pelo Google. Uma pesquisa que acaba de ser divulgada apontou que algoritmos de IA podem se tornar agressivos, caso os parâmetros não sejam especificados devidamente.
Pesquisadores criaram dois "agentes", programas de IA que tinham que atuar em conjunto em um game coletando objetos. Um dos detalhes é que os "jogadores" podiam usar um recurso que tirava o outro jogador da partida temporariamente, uma espécie de arma.
A pesquisa apurou que as IAs agiam cooperativamente quando havia abundância dos objetos que era preciso coletar no jogo. Porém, quando a tarefa se tornava mais difícil, as IAs se tornaram agressivas e se voltaram uma contra a outra.
O estudo aponta que os parâmetros automáticos para decisão devem ser contrabalançados por regras que proíbam ou previnam ação agressiva. O dado é importante para programação de interfaces com seres humanos.

Tecnologia

por André Moraes
andre.moraes@gruposinos.com.br

André Moraes é editor de Tecnologia do Jornal NH. Sua experiência profissional inclui o jornalismo de divulgação científica, publicações técnicas e reportagem de tecnologia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS